Logo Folha de Pernambuco

Estreito de Palk

Índia e Sri Lanka estudam construir ponte entre os dois países

Também está em análise a construção de um oleoduto

Presidente do Sri Lanka, Ranil Wickremesinghe, e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi Presidente do Sri Lanka, Ranil Wickremesinghe, e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi  - Foto: Money Sharma/AFP

A Índia e o Sri Lanka, separados pelo Estreito de Palk, avaliaram nesta sexta-feira (21) a ideia de construir uma ponte para ligar os dois países, durante uma visita oficial do presidente do Sri Lanka, Ranil Wickremesinghe, a Nova Délhi, a primeira desde que chegou ao poder em 2022.

Ter "uma conexão terrestre" entre os dois países daria à Índia acesso aos portos de Trincomalee e Colombo, capital da ilha do oceano Índico, e reforçaria uma "relação milenar", disseram os Estados vizinhos em um documento estratégico.

O documento também menciona a construção de um oleoduto. O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, afirmou que haverá estudos de viabilidade para as duas infraestruturas.

A visita de Wickremesinghe ocorre exatamente um ano depois de chegar à Presidência. Seu antecessor, Gotabaya Rajapaksa, foi forçado a se exilar após as grandes manifestações contra a crise econômica no país.

A Índia enviou quase 4 bilhões de dólares (19 bilhões de reais, na cotação atual) em ajuda a Colombo, que não conseguiu pagar uma dívida de 46 bilhões de dólares (219 bilhões de reais).

Durante o encontro entre os dois líderes, a Índia expressou sua preocupação com a "presença chinesa" no Sri Lanka, segundo o secretário indiano das Relações Exteriores, Vinay Kwatra

Veja também

FIP denuncia 104 jornalistas assassinados em 2024, metade deles em Gaza
Jornalistas

FIP denuncia 104 jornalistas assassinados em 2024, metade deles em Gaza

Projeto de lei do Missouri que recompensa denúncias de imigrantes gera polêmica
Estados Unidos

Projeto de lei do Missouri que recompensa denúncias de imigrantes gera polêmica

Newsletter