trânsito

Infraestrutura lança campanha Maio Amarelo e exibe novo modelo de CNH

Iniciativa visa a diminuir a violência nas estradas

Ministro da Infraestrutura, Marcelo SampaioMinistro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio - Foto: Kléber Lima/MINFRA

O ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, lançou nesta quarta-feira (4) a 9ª edição da campanha Maio Amarelo. Com o tema Juntos Salvamos Vidas, a iniciativa visa a conscientizar motoristas e pedestres sobre os riscos do trânsito e para diminuir a violência nas estradas.

O ministro informou que o governo federal está comprometido com a duplicação de rodovias e a melhoria na infraestrutura de sinalização das vias brasileiras.

Marcelo Sampaio afirmou ainda que assinou um documento que estimula as “pautas positivas” e as boas atitudes no trânsito.

“A gente trabalha muito com o formato punitivo - falhou a gente dá uma multa. É importante ter a ideia do cadastro positivo: aquele cidadão que não teve nenhuma infração de trânsito no ano, porque não ter desconto no IPVA e no seguro do veículo?”

A medida citada pelo ministro consta no texto da nova Lei de Trânsito (14.071/20) e será viabilizada pelo Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC).

CNH
Durante a cerimônia, o secretário nacional de trânsito Frederico de Moura Carneiro entregou ao ministro o novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que será implementada em 1º de junho.

Entre as mudanças no documento, o esquema de cores e a distinção entre carteiras provisórias, marcadas com a letra P, e definitivas, marcadas com a letra D.

Veja também

Pernambuco apresenta redução de Mortes Violentas Intencionais
Violência

Pernambuco apresenta redução de Mortes Violentas Intencionais

Brasil melhora em ranking global de vacinação, mas coberturas ainda seguem abaixo da meta
Vacinação

Brasil melhora em ranking global de vacinação, mas coberturas ainda seguem abaixo da meta

Newsletter