Mobilidade

Início do novo esquema especial de trânsito no Bairro do Recife tem movimento tranquilo

Proibição de estacionamento e circulação de veículos foi ampliada para mais cinco vias, entre as 0h e 18h dos domingos, beneficiando a circulação de pedestres e ciclistas

Bairro do Recife ganha esquema especial para dar mais espaço e segurança aos pedestres/ Na foto: Rua da GuiaBairro do Recife ganha esquema especial para dar mais espaço e segurança aos pedestres/ Na foto: Rua da Guia - Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

O esquema especial de ordenamento promovido pela Prefeitura do Recife, com proibição de estacionamento e circulação de veículos em cinco novas vias do Bairro do Recife iniciou com tranquilidade, neste domingo (16). Pedestres e ciclistas tiveram mais espaço e segurança para circular. Enquanto isso, agentes da CTTU orientavam os motoristas sobre os bloqueios e as áreas em que as proibições passaram a vigorar.

Com foco na mobilidade centrada nas pessoas, entre as 0h e 18h dos domingos, a população não motorizada terá acesso exclusivo às ruas do Bom Jesus (entre a Avenida Barbosa Lima e Rua do Observatório), Rua Domingos José Martins (entre a Avenida Barbosa Lima e a Rua Barão Rodrigues Mendes), Rua da Guia (entre a Avenida Barbosa Lima e a Rua Barão Rodrigues Mendes), Avenida Alfredo Lisboa (do Marco Zero até as imediações da Torre Malakoff) e toda extensão da Rua Barão Rodrigues Mendes. 

Abrangência
O esquema de trânsito acontecerá todos os domingos, conduzido pela Secretaria Executiva de Controle Urbano, em parceria com a CTTU, Guarda Municipal e o programa Recentro.

Os bloqueios serão instalados pela Autarquia de Trânsito e Transportes do Recife (CTTU) a cada domingo, quando agentes e orientadores de trânsito estarão nos locais para auxiliar o trânsito e visam deixar dentro do perímetro das cinco vias apenas os comerciantes autorizados e a tradicional Feirinha do Bom Jesus.

A circulação de veículos segue permitida na Rua do Apolo e Avenida Barbosa Lima. Às pessoas que pretendem ir ao Bairro do Recife em seus veículos, a Prefeitura alerta para que sempre observem os locais onde o estacionamento é permitido.

Foco no pedestre
No bairro do Recife, três vias já foram pedestrianizadas nos últimos anos: a Avenida Rio Branco, Rua da Moeda e Rua do Bom Jesus. As mudanças representam benefício para mais de 45 mil pessoas que transitam no bairro diariamente.

Além de promoverem maior segurança viária, proporcionam uma vivência diferenciada da cidade. Outra iniciativa de mobilidade para as pessoas é a adoção das áreas de trânsito calmo, ou urbanismo tático. Desde 2019 já foram implantados 44 espaços, sendo 20 deles desde 2021.

 

Veja também

Crianças estão morrendo de fome no norte de Gaza, diz OMS após visitar região
guerra no oriente médio

Crianças estão morrendo de fome no norte de Gaza, diz OMS após visitar região

Casos de dengue este ano superam os de 2023 em cinco estados e no DF
arbovirose

Casos de dengue este ano superam os de 2023 em cinco estados e no DF