CHUVAS

Inmet emite alerta laranja de chuvas para Pernambuco; aviso vale de sexta-feira (7) a domingo (9)

Cidades do Litoral e próximas devem ser atingidas por temporais

Chuvas no RecifeChuvas no Recife - Foto: Melissa Fernandes/Folha de Pernambuco

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta laranja de chuvas para Pernambuco. O aviso, de nível intermediário, é válido desta sexta-feira (7) a domingo (9) para a Região Metropolitana do Recife e parte da Zona da Mata. A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) também emitiu alerta laranja, de estado de atenção

O aviso reforça previsão anterior do instituto, que indica um grande volume de chuvas para o Estado — especialmente na faixa leste, que engloba a Região Metropolitana do Recife e a Zona da Mata — já a partir desta quinta-feira (6).  

A previsão do Inmet aponta justamente para uma concentração maior de precipitação entre a sexta-feira e o domingo, quando o volume de chuvas deve ser mais intenso e podendo chegar a 100 milímetros em 24 horas.

De acordo com o instituto, o transporte de umidade do Oceano Atlântico para o continente contribui para o aumento da nebulosidade e da chuva na costa leste da região.  

A previsão se estende para a faixa leste da região Nordeste, entre o litoral dos estados da Paraíba e do Sergipe.

Há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco, segundo o Inmet.

A tendência de precipitação da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) também indica muita chuva no Estado nos próximos dias. As chuvas devem ser de moderadas a fortes na sexta-feira e no sábado na RMR e Matas Norte e Sul; e moderadas no Agreste. Não há tendência de chuva para o Sertão.

Para o domingo, há tendência de chuvas moderadas na RMR e Matas Norte e Sul e fraca a moderada no Agreste. 

Veja também

Presidente da Itália abre exposição dos 150 anos da imigração italiana
rio de janeiro

Presidente da Itália abre exposição dos 150 anos da imigração italiana

Atentado contra Trump: autor postou sobre ataque dias antes em plataforma de jogos online
rua

Atentado contra Trump: autor postou sobre ataque dias antes em plataforma de jogos online

Newsletter