CHUVAS EM PERNAMBUCO

Inmet prevê grande volume de chuvas no leste de Pernambuco a partir desta quinta (6); saiba mais

Total pode passar de 100 mm em 24 horas entre sexta-feira (7) e domingo (9)

Tempo fechado no RecifeTempo fechado no Recife - Foto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco

O leste de Pernambuco pode ter um grande volume de chuvas entre esta quinta-feira (6) e a próxima quarta-feira (12). A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que aponta especialmente para uma concentração maior de precipitação entre a sexta-feira (7) e o domingo (9), quando o volume de chuvas deve ser mais intenso e pode chegar a 100 milímetros em 24 horas.

A tendência de precipitação da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) também indica muita chuva na região nos próximos dias. Para esta quinta, a previsão é de chuva moderada tanto para a Região Metropolitana do Recife (RMR) quanto para as Zonas da Mata Norte e Sul; e fraca a moderada no Agreste.

As chuvas devem ser de moderadas a fortes na sexta-feira e no sábado na RMR e Matas Norte e Sul; e moderadas no Agreste. Não há tendência de chuva para o Sertão. Para o domingo, há tendência de chuvas moderadas na RMR e Matas Norte e Sul e fraca a moderada no Agreste. 

De acordo com o Inmet — que estende a previsão de chuvas para a faixa leste da região Nordeste, entre o litoral dos estados da Paraíba e do Sergipe — o transporte de umidade do Oceano Atlântico para o continente contribui para o aumento da nebulosidade e da chuva na costa leste da região.  

A faixa leste da Região Nordeste, principalmente, entre o litoral dos estados da Paraíba e Sergipe, terá grande volume de chuva partir desta quinta-feira (6) até, pelo menos, o próximo dia 12 de julho.

O Inmet alerta que, devido às diferenças entre os diversos modelos numéricos de previsão do tempo e às atualizações futuras, é necessário o acompanhamento diário das previsões e avisos meteorológicos no site do instituto.

Veja também

Rotas de integração sul-americana começam a ser inauguradas em 2025
américa do sul

Rotas de integração sul-americana começam a ser inauguradas em 2025

Sono afeta o risco de demência em pessoas com mais de 40 anos
ciência

Sono afeta o risco de demência em pessoas com mais de 40 anos

Newsletter