Competição

Abertas as inscrições para a etapa regional do Torneio SESI de Robótica FIRST LEGO League

Estudantes de 9 a 16 anos de escolas públicas e particulares de todo o estado podem se inscrever gratuitamente

Destaques no RePLAY garantem vaga na fase nacionalDestaques no RePLAY garantem vaga na fase nacional - Foto: Divulgação

O Torneio SESI de Robótica FIRST LEGO League está com inscrições abertas para alunos de 9 a 16 anos de escolas públicas e particulares de todo o estado, grupos de amigos ou times de garagem. Os jovens têm até o dia 12 de março para se inscreverem no Portal da Indústria (http://torneio.herokuapp.com/signup/fll-brasil), de forma gratuita. Por conta da pandemia, a fase regional do torneio acontecerá em formato online, nos dias 16 e 17 de abril, com abertura e premiação transmitidas pelo YouTube do SESI-PE. Os melhores colocados serão classificados para a fase nacional, que será realizada entre 28 e 30 de maio, em São Paulo.  

Para a temporada 2020/2021, o torneio foi batizado de RePLAY, e o tema desafia crianças e jovens de 80 países a repensarem espaços para exercícios, competições e brincadeiras com foco na realidade e no futuro. Para isso, eles precisarão criar projetos de inovação, construir e programar robôs baseados na tecnologia Lego Mindstorm para cumprir uma série de missões. Os times terão direito a três rounds, de dois minutos e 30 segundos cada, para execução das tarefas. Os robôs poderão capturar, transportar e entregar objetos em uma arena. 

As equipes devem ter dois técnicos (maiores de 18 anos) e de dois a dez estudantes. Durante a competição, os participantes precisarão mostrar capacidade de inovação, criatividade, raciocínio lógico e que sabem trabalhar em sintonia. Eles serão avaliados pela comissão julgadora, por meio da plataforma Remote Event Hub, em quatro categorias: desafio do robô, design do robô, projeto de inovação e valores. Os destaques garantem vaga na fase nacional, prevista para ocorrer em São Paulo, mas que ainda está sendo definida se será presencial ou online.  

Para a gerente de educação do SESI-PE, Mirella Barreto, a iniciativa estimula que os competidores desenvolvam o interesse pelas áreas de ciências, engenharia e tecnologia e descubram novas possibilidades de carreira profissional. “O torneio possibilita aos estudantes conhecerem melhor as potencialidades da robótica e aprenderem engenharia e tecnologia de forma lúdica e divertida. Outro ponto positivo é que eles também se preparam para o mercado de trabalho, pois precisam trabalhar em equipe e propor ideias inovadoras”, disse.

 

SERVIÇO

Etapa pernambucana do Torneio SESI de Robótica FIRST LEGO League

Inscrições gratuitas em http://torneio.herokuapp.com/signup/fll-brasil 

Competição: 16 e 17 de abril de 2021

Transmissão da abertura e premiação: Youtube do SESI-PE (https://www.youtube.com/c/SesiPernambucooficial)

Veja também

Justiça de Hong Kong mantém na prisão os 47 militantes pró-democracia
Internacional

Justiça de Hong Kong mantém na prisão os 47 militantes pró-democracia

Israel, Dinamarca e Áustria anunciam projeto conjunto de vacinas anticovid
Vacina contra Covid-19

Israel, Dinamarca e Áustria anunciam projeto conjunto de vacinas anticovid