Inscrições para Sisu encerram nesta sexta-feira

Podem participar os estudantes que fizeram prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2018 e obtiveram nota na redação acima de zero

Sisu Sisu  - Foto: Reprodução

Encerra nesta sexta-feira (7), às 23h59, o período para inscrições da segunda edição de 2019 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A inscrição é feita no site do programa. Ao todo, são ofertadas 59.028 vagas em 76 instituições públicas de ensino em todo o país.

Podem participar os estudantes que fizeram prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2018 e obtiveram nota na redação acima de zero. Pelo Sisu, os estudantes usam a nota do Enem para concorrer à vagas em instituições públicas de ensino superior.

Durante o período de inscrição, os candidatos podem escolher até duas opções de curso, em ordem de preferência, o local de oferta, o turno e a modalidade de concorrência. O candidato pode alterar as opções de cursos, assim como cancelar. A classificação no Sisu será feita com base na última alteração efetuada e confirmada pelo candidato no sistema.

Leia também:
Estudantes podem se inscrever no Sisu a partir desta terça-feira
Contingenciamento não prejudicou Sisu, diz secretário do MEC
Sisu ofertará 59 mil vagas no segundo semestre

Vagas em Pernambuco
Estão sendo oferecidas 342 vagas no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) do Sertão nas unidades dos municípios de Floresta, Ouricuri, Petrolina, Salgueiro e Serra Talhada. Em Floresta, são 25 vagas para o curso de Gestão da Tecnologia da Informação e 35 vagas para Química.

No município de Salgueiro, são 30 vagas para o curso de Alimentos, 30 para Física e 30 vagas para o curso de Sistemas para internet. Em Ouricuri, há 35 vagas para o curso de Química. Já o IFPE de Serra Talhada oferece 35 vagas no curso de Física.

Em Petrolina, o IFPE campus Zona Rural oferece 30 vagas para o curso de Agronomia. Já no campus Jardim São Paulo são 32 vagas para o curso de Alimentos, 30 para Computação e 30 para o curso de Química.

Nota de corte
Durante o período de inscrição, uma vez por dia, o Sisu calcula a nota de corte, que é a menor para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados. As notas de corte para cada curso são baseadas no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência. O cálculo é usado apenas com uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição e não garante a seleção para a vaga ofertada.

Cronograma
O Sisu terá uma única chamada, com resultado divulgado em 10 de junho de 2019 no portal, e nas instituições para as quais efetuou sua inscrição. A matrícula ou o registro acadêmico na instituição para a qual o candidato foi selecionado na chamada regular deve ser feita nos dias 12 a 17 de junho de 2019.

Para participar da lista de espera, o candidato deverá manifestar seu interesse na página do Sisu, no período de 11 a 17 de junho de 2019. É possível manifestar interesse na lista de espera em apenas um dos cursos para o qual o candidato optou por concorrer em sua inscrição ao Sisu. No dia 19 as instituições convocam os candidatos em lista de espera.

Veja também

Biden turbina auxílio emergencial para enfrentar crise de fome agravada pela Covid-19
EUA

Biden turbina auxílio emergencial para enfrentar crise de fome agravada pela Covid-19

Alemanha detecta variante brasileira da Covid-19 e GB teme letalidade de sua cepa
Pandemia

Alemanha detecta variante brasileira da Covid-19 e GB teme letalidade de sua cepa