Recife

INSS retoma atendimento presencial apenas para agendados e sem serviço de perícia

Muitas pessoas que compareceram às agências deram viagem perdida. Segundo a assessoria do INSS, todas as perícias foram remarcadas

Pessoas que procuraram às agências do INSS não conseguiram realizar períciasPessoas que procuraram às agências do INSS não conseguiram realizar perícias - Foto: Arthur Mota / Folha de Pernambuco

Agências do INSS foram reabertas nesta segunda-feira (14), no Recife, sem o atendimento de perícias que estavam agendadas e apenas para cumprimento de exigência, ou seja, atendimento para entrega de documentos necessários para a conclusão de requerimentos realizados. Mesmo assim, apenas quem realizou o agendamento pelo telefone 135 ou pelo site do INSS pôde ser atendido. Funcionários do Instituto contavam com uma lista com os nomes dos cidadãos com procedimento agendado mas agências de Casa Amarela e Areias, únicas que já estão fazendo atendimento presencial na Capital. O procedimento visa diminuir a quantidade de cidadãos nas agências para evitar aglomerações e a disseminação da Covid-19.

Moradora do bairro da Iputinga, Adriana Aguiar tinha uma atendimento de perícia médica marcado para às 11h, mas não pôde realizá-lo. "Eles disseram que quando agendar de novo deveria ligar na véspera para saber se o atendimento está mantido", reclamou. Segundo a assessoria do INSS, todas as perícias foram remarcadas e para casos como este, "será feito um reagendamento automático, mas recomendamos que o segurado ligue para o 135 ou acesse o meu INSS".

Com o pulso direito quebrado, Edineide Francisca da Silva, 58 anos, afirma que agendou no dia 5 de agosto uma perícia que seria realizada nesta terça-feira (15), mas ao chegar na agência do INSS de Afogados - uma das que está apenas recebendo documento sem atendimento presencial - soube que as perícias ainda não estão sendo realizadas pelo Instituto. "É um descaso grande, estou sem poder trabalhar e vou ter que agendar novamente sem saber quando terei uma definição", enfatiza. 

As vias de comunicação oficial do INSS, entretanto, foram alvo de críticas de muitos cidadãos que deram viagem perdida. O aposentado Ailton Laurentino, 62 anos, tentou, sem sucesso, ser atendido na agência de Casa Amarela para prorrogar o seu auxílio-doença. "Não consegui abrir a página do INSS pra fazer o agendamento na lan house. Vim aqui tentar agendar e não consegui. Estou aqui sem solução, estou com dúvida de cartão, de conta de luz, e sem receber o benefício há dois meses", lamenta.

Arnaldo Mendes da Silva, morador de Orobó, afirma que está há três meses sem receber o auxílio-doença, concedido por uma fratura no fêmur. "O 135 não atende, o site não abre, então eu estou sem o beneficio há três meses. Não consigo a prorrogação", relata.

Na agência de Areias, Marcelo Cabral também não conseguiu o atendimento por não estar agendado. "Vim tentar regularizar a aposentadoria da minha avó. Foi reagendado várias vezes enquanto as agências estavam fechadas, mas agora nem no 135, nem no site eu consigo reagendar", diz. 

Apesar dos relatos dos cidadãos, o INSS afirmou que os seus canais de atendimento seguem funcionando normalmente, mas que pode haver dificuldade por conta do congestionamento gerado pela grande quantidade de usuários buscando os serviços.

INSS

À Folha, o INSS informou que, em um primeiro momento, ainda sem prazo definido, as agências funcionarão das 7h às 13h, apenas para cumprimento de exigência, sem realização de perícia, e com atendimento voltado exclusivamente para quem realizou o agendamento pelos canais do Instituto. 

A assessoria informou ainda que na Capital e Região Metropolitana do Recife estão realizando atendimento na modalidade presencial oito agências. Casa Amarela, Areias e Corredor do Bispo (no bairro da Boa Vista), no Recife, além das agências de goiana, Olinda, Paulista e Camaragibe.

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