Ipojuca promove Semana Municipal do Meio Ambiente

O mutirão de limpeza "Lixo Fora D'água", que envolve 30 pessoas, irá fazer um estudo comparativo entre o lixo e o micro lixo, recolhidos a quatro meses atrás, antes da pandemia quando as praias estavam abertas

Piscinas naturais de Porto de GalinhasPiscinas naturais de Porto de Galinhas - Foto: Vinicius Lubambo/Divulgação

Para marcar a celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta sexta-feira (5), a Prefeitura do Ipojuca, através da Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano, organizou uma semana com palestras on-line transmitidas na página da Prefeitura no Facebook que debatem vários assuntos que envolvem a problemática da preservação dos biomas.

O evento "Meio Ambiente, Biodiversidade e Saúde: Equilíbrio Ambiental promovendo a saúde e o desenvolvimento social", também contará um mutirão presencial de limpeza urbana na Praia de Porto de Galinhas, agentes das secretarias envolvidas limparão na segunda-feira 300 metros quadrados da faixa de um dos principais pontos turísticos do município. A programação dura até a sexta-feira.

O mutirão de limpeza "Lixo Fora D'água", que envolve 30 pessoas, irá fazer um estudo comparativo entre o lixo e o micro lixo, recolhidos a quatro meses atrás, antes da pandemia quando as praias estavam abertas. Foi coletada uma tonelada de sedimentos naquela época. "Aproveitamos o momento para fazer alguns estudos na área, fechamos uma piscina natural, limitamos o volume de mergulhos, Com isso, percebemos a volta do peixe-palhaço às nossas praias e também o crescimento de algas em algumas áreas", disse o secretário de Meio Ambiente do Ipojuca, Erivelto Lacerda.

Ainda na segunda-feira (8) à tarde, serão transmitidas duas palestras: “A Natureza e a Cidade: Da antítese à síntese”, com Allende Veras, arquiteto da Secretaria de Meio Ambiente do Ipojuca, das 14h às 15h, e “Felicidade como Política Pública”, com Patrícia Marinho, subchefe do Gabinete da Prefeita, das 16h às 17h.

Leia também:
PCR distribui mudas para celebrar Dia Mundial do Meio Ambiente
Série de lives debate Dia Mundial do Meio Ambiente
Pós-pandemia traz desafio de manter redução dos impactos humanos na natureza


Neste sábado (6) acontecerá quatro lives no canal da Prefeitura. A primeira irá abordar a questão do "Lixo e Arte", com o Kiko Artesão. Logo em seguida, das 10h39 às 11h30, o biólogo Raimundo Nonato vai falar em sua palestra sobre a importância do período de defeso do caranguejo uçá e guaiamum, além da atuação do Projeto Museu Caranguejo Vivo no município do Ipojuca.

No período da tarde, das 14h às 15h, acontecerá a fala do servidor da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA) Júlio Cesar, que irá tratar o tema: “A importância e curiosidades sobre a Mata Atlântica”. Já das 16h às 17h, será transmitida a palestra “Iniciando um movimento ambiental”, da representante do Movimento Sempre Serrambi, Mônica Melo.

ABERTURA
A live de abertura do evento aconteceu na última sexta-feira. "A Organização Mundial de saúde falou, recentemente, que o surgimento de doenças infecciosas mostra que há um desequilíbrio no ambiente em que vivemos", disse a vice-prefeita do município, Patrícia Alves, no seu discurso oficial da abertura do evento. Em seguida foi transmitida a palestra "Equilíbrio Ambiental promovendo a saúde e o desenvolvimento social", que contou com a presença de vários especialistas do assunto.

Veja também

Internado com Covid-19, idoso reencontra cachorrinha de estimação em despedida emocionante
Folha Pet

Internado com Covid-19, idoso reencontra cadela de estimação em despedida emocionante

Defensoria e MPPE recomendam ampliação de canais de agendamento para vacinação de idosos no Recife
RECIFE

Defensoria e MPPE recomendam ampliação de canais de agendamento para vacinação de idosos