Isolamento social gera mudanças na produção do lixo doméstico

Com as pessoas passando mais tempo dentro de casa, a produção de resíduos nos bairros residenciais tem saltado, a uma média de 25%

Lixo toma conta das ruas que ficam no entorno do Conjunto Beira Mar. no JangaLixo toma conta das ruas que ficam no entorno do Conjunto Beira Mar. no Janga - Foto: Rafael Furtado/ Folha de Pernambuco

O avanço da pandemia do coronavírus, promovendo uma mudança inevitável nos hábitos da população, também tem gerado alterações no ambiente, interferindo na localização do lixo produzido. Com as pessoas passando mais tempo dentro de casa, a produção de resíduos nos bairros residenciais tem saltado, a uma média de 25%, em contraponto a redução do mesmo material nos grandes centros. Nesta fase, quando a preocupação com a saúde se mostra em primeiro lugar, além do reforço no trabalho de limpeza, se faz necessário o comprometimento de cada cidadão.

O levantamento mostra que grande parte desta produção é formada por plástico, papel e papelão, oriundos de embalagens de produtos. A alta procura pelos serviços de delivery e a estocagem de itens de primeira necessidade tem implicado neste cenário. De acordo com a engenheira ambiental Carolina Buarque, diretora da Locar Gestão de Resíduos, o apelo é para que o consumidor use sempre de bom senso. “É válida a escolha de itens que produzam menor quantidade de lixo, podendo optar por peças reutilizáveis e biodegradáveis”, explica.

Leia também:
Pernambuco registra 1.004 novos casos da Covid-19 e 71 mortes, nas últimas 24h
Recife iniciará testagens da Covid-19 a domicílio ainda este mês
 

Segundo ela, é preciso também observar os dias e horários do descarte dos resíduos para a coleta, já que boa parte das localidades promoveu a redistribuição dos turnos dos caminhões. Vale lembrar o cuidado com alguns materiais, a exemplo de luvas e máscaras, que devem ser descartadas no lixo sanitário, além da precaução com materiais perfuro cortantes. “O resíduo sólido não é vetor de transmissão da Covid-19, porém cabe fazermos a nossa parte, precavendo várias outras doenças. É uma forma de garantir a nossa saúde e também a integridade dos profissionais da limpeza”, reforça a especialista.

Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

Veja também

MPF alertava sobre risco de incêndio na Cinemateca desde julho de 2020
SÃO PAULO

MPF alertava sobre risco de incêndio na Cinemateca desde julho de 2020

Recife começa a vacinar com Pfizer gestantes e puérperas que tomaram AstraZeneca
Vacina contra Covid-19

Recife começa a vacinar com Pfizer gestantes e puérperas que tomaram AstraZeneca