Ajuda

Israel destinará 8 bilhões de euros para reduzir desigualdade na minoria árabe

O plano foi anunciado antes de 14 de novembro

Recebimento de alimentos no IêmenRecebimento de alimentos no Iêmen - Foto: Khaled Ziad/AFP

O governo de Israel aprovou nesta segunda-feira a verba de 8 bilhões de euros (9,3 bilhões de dólares) nos próximos cinco anos para melhorar as condições socioeconômicas da minoria árabe do país, que denuncia discriminações e enfrenta uma onda de crimes sem precedentes.

O plano foi anunciado antes de 14 de novembro, data limite para a coalizão governamental liderada pelo primeiro-ministro, Naftali Bennett, que sucedeu Benjamin Netanyahu em junho, para aprovar o orçamento e evitar assim a convocação de novas eleições.  

Pela primeira vez n a história de Israel, um partido árabe  - os islamitas moderados Raam de Mansour Abbas - apoia uma coalizão de governo.

O plano do governo israelense prevê investimentos de 30 bilhões de shekels (8,02 bilhões de euros, 9,305 bilhões de dólares) durante cinco anos para financiar diversas iniciativas destinadas a "reduzir a brecha" entre a comunidade árabe e a maioria judaica no país.

Representando quase 20% da população, os cidadãos árabes de Israel são os descendentes dos palestinos que permaneceram em suas terras depois da criação do Estado hebreu em 1948. 

Esta minoria possui passaporte israelense e tem direito de voto, mas sua taxa de desemprego supera a média nacional e afirma ser vítima de discriminação, especialmente na habitação e aplicação da lei.

O governo israelense também aprovou um investimento de 2,5 bilhões de shekels (670 milhões de euros, 777 milhões de dólares) em cinco anos para lutar contra o crime e a violência nas cidades árabes israelenses, que registra índice de homicídio e casos de extorsão sem precedentes.

Na sexta-feira, milhares de cidadãos árabes protestaram em Umm al-Fahm para reclamar a intervenção do Estado ante a situação.

Desde o início do ano, 102 homicídios foram cometidos na comunidade árabe de Israel, o que provoca uma crescente inquietação pela espiral de violência nesta minoria.

Veja também

Hamas anuncia balanço de 34.183 mortos na guerra de Gaza
GUERRA NO ORIENTE MÉDIO

Hamas anuncia balanço de 34.183 mortos na guerra de Gaza

Médico ou médica? Estudo mostra que probabilidade de morte é maior ao ser tratado por homem
SAÚDE

Médico ou médica? Estudo mostra que probabilidade de morte é maior ao ser tratado por homem

Newsletter