Jaboatão convoca beneficiários do Bolsa Família

Durante o período de campanha haverá mutirões nas Unidades de Básicas de Saúde convocando as pessoas para comparecerem aos postos para atualização

Jaboatão dos Guararapes possui 62.959 famílias contempladas com o Bolsa FamíliaJaboatão dos Guararapes possui 62.959 famílias contempladas com o Bolsa Família - Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Os beneficiários do programa Bolsa Família residentes no município de Jaboatão dos Guararapes (Grande Recife) devem comparecer às Unidades de Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USFs) até o próximo dia 20, para acompanhamento médico das famílias. O alerta é promovido pela Secretaria de Saúde do município, cujo público-alvo da ação são crianças menores de 7 anos, gestantes e mulheres em idade fértil entre 14 e 44 anos.

“Precisamos coletar informações como peso, altura e cartão de vacina das mães que estão fazendo pré-natal para enviar ao Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). São condicionantes estabelecidas pelo Governo Federal para que a transferência do auxílio financeiro continue a ser devidamente realizada”, explicou o secretário Alberto Lima.

Atualmente, Jaboatão dos Guararapes apresenta um total de 62.959 famílias beneficiárias do Bolsa Família. Destas, 45.354 são de responsabilidade de acompanhamento da Secretaria de Saúde municipal. Durante esse período de campanha haverá mutirões nas UBS convocando as pessoas para comparecerem aos postos para atualização. “Esse trabalho tem sido feito em parceria com a Secretaria de Educação e a Assistência Social para que as famílias possam se sensibilizar diante da importância de fornecer essas informações”, disse Lima.

Leia também:
Governo reajusta Bolsa Família em 5,67%
Falhas cadastrais do Bolsa Família atingem mais de 136 mil famílias pernambucanas
Problema em cadastro bloqueia ou cancela 2 milhões de benefícios do Bolsa Família


Um dos maiores receios do gestor é que a população deixe para fazer esse acompanhamento próximo ao fim do prazo. Muitos dos beneficiários, ao procurarem o posto, não chamam a atenção dos profissionais para que sejam registrados a verificação de peso e altura e a informação se a criança recebe aleitamento materno e se está com a vacinação em dia.

A prefeitura disponibiliza gratuitamente a assistência às mulheres - incluindo pré-natal para as gestantes - e realiza acompanhamento do crescimento e desenvolvimento de crianças menores de 7 anos e imunização atualizada. “O público-alvo são vítimas em situações de extrema pobreza. O mais importante é que elas tenham saúde”, atestou o secretário.

Veja também

Milhares protestam contra prisão de opositor de Putin na Rússia
Protestos

Milhares protestam contra prisão de opositor de Putin na Rússia

Unidade móvel oferece mamografia gratuita em Paulista
Saúde

Unidade móvel oferece mamografia gratuita em Paulista