Notícias

Jaboatão dos Guararapes celebra 426 anos este sábado

Programação para acabar com o sedentarismo dos moradores terá caminhada e outras práticas esportivas

Jaboatão dos GuararapesJaboatão dos Guararapes - Foto: divulgação

Às 7h deste sábado (4) será dada a largada da 1ª Corrida e Caminhada de Aniversário, em Candeias, bairro de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. É o início da programação em comemoração à fundação da cidade, há 426 anos, preparada pela prefeitura, que decidiu ressaltar a importância da prática do esporte e dos cuidados com a saúde.

A concentração está marcada para as 6h, na avenida Beira Mar, próximo ao Sesc Piedade, na altura da rua Aniceto Varejão. Serão cinco quilômetros para a corrida e 2,5 km de caminhada. Às 9h30, haverá o tradicional corte do bolo, também na avenida Beira Mar.

“Preparamos um dia de festa para os jaboatonenses para comemorar os 426 anos do município. E para isso realizaremos uma programação diferente, com corrida, caminhada, zumba, fitdance, aeróbica e futvôlei, na orla de Candeias. Mas também vamos valorizar os nossos artistas com o 1º Sarau Cultural, em Jaboatão Centro (ver mais em Programa). Será um sábado de muita diversão em nossa cidade, mas também de alerta para os cuidados com a saúde”, disse o prefeito Anderson Ferreira.

As inscrições para a 1ª Corrida e Caminhada de Aniversário foram realizadas pela internet, mas para validar e ganhar a camisa, o participante tem que comparecer ao local da largada com um quilo de alimento não perecível, que será doado à Associação de Apoio à Pessoa com Deficiência (AAPD).

Leia também:
Jaboatão dos Guararapes de cara nova


Percursos da corrida e da caminhada do aniversário de Jaboatão


A corrida de 5 km tem início na avenida Beira Mar, vai pela rua do Jangadeiro, rua Aniceto Varejão e avenida Bernardo Vieira de Melo. Os corredores entram na rua Professor Mario Ramos, retornam pela avenida Bernardo Vieira de Melo e a linha de chegada será na avenida Beira Mar. O percurso da caminhada de 2,5 km é também pela avenida Bernardo Vieira de Melo, tendo como retorno a rua Professora Eneida Rabelo.

Enquanto estão acontecendo a corrida e a caminhada, haverá atividades de aeróbica, zumba e fitdance, além de jogos de futvôlei, na orla de Candeias, a partir da 7h, mesmo horário da largada da prova de caminhada e corrida. A Secretaria Municipal de Saúde também montará um posto de vacinação contra a gripe para atender à população.

No centro da cidade, na igreja de Santo Amaro, será oferecido um recital de música clássica, que um dos filho da cidade, Otávio Figueiroa, junto com outros músicos. “O padre Damião ofereceu a igreja, a irmã de Otávio decorou a igreja. Nos juntamos para receber os músicos e fazer a nossa própria homenagem ao aniversário da cidade”, explicou a historiadora do Instituto Histórico de Jaboatão Adilza Belo.

Ela explica que a data de aniversário da cidade é simbólica. “Foi o dia em que Bento Luis Figueiroa comprou o engenho São João Batista, que acabou se transformando em Jaboatão. Ele foi o segundo proprietário do lugar, comprou com a vontade de morar a assim o fez. Ocupou a casa grande com a esposa dele, Maria Feijó, construiu uma capelinha para ela assistir às missas mensais sem sair da propriedade. Atualmente, ela está sepultada nas terras, sem nenhuma marcação”, revelou. Foi Bento que começou a povoar e urbanizar Jaboatão, vendendo pedaços de terra do engenho para quem tinha interesse de morar ali.

A história da cidade, com seus episódios mais importantes, como a Batalha dos Guararapes, pode ser conhecida no Instituto na rua desembargador Henrique Capitulino, 65, também no centro da cidade. Funciona das 8h ao meio-dia, de segunda a sexta.

Veja também

Controladores aéreos convocam greve para quinta-feira (25) na França
Cancelamento de voos

Controladores aéreos convocam greve para quinta-feira (25) na França

Maduro anuncia retorno de escritório de Direitos Humanos da ONU à Venezuela
Maduro

Maduro anuncia retorno de escritório de Direitos Humanos da ONU à Venezuela

Newsletter