Jaboatão dos Guararapes ganha nova faculdade de medicina

Unidade do Grupo Tiradentes foi credenciada pelo MEC?e reservará 10% das vagas para moradores locais via ProUni

O ministro da Educação, Mendonça Filho, e o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, André FerreiraO ministro da Educação, Mendonça Filho, e o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, André Ferreira - Foto: André Nery/MEC/Divulgação

A Faculdade Tiradentes (Fits), no município de Jaboatão dos Guararapes, teve o credenciamento de funcionamento do curso de medicina autorizado, nesta quinta-feira (8), pelo Ministério da Educação (MEC).“Temos que fomentar, estimular e apoiar iniciativas que gerem mais oportunidades para os jovens no acesso a cursos de nível superior. Aqui, em Jaboatão, temos justamente uma iniciativa na formação de médicos com instalações de primeiro mundo, o que garante boa formação e qualidade para todos aqueles que estarão sendo educados e preparados para a medicina”, enfatizou o ministro da pasta, Mendonça Filho, que assinou a autorização durante solenidade em que também esteve presente o prefeito do município, Anderson Ferreira.

O processo seletivo será iniciado a partir da publicação da portaria. É preciso ficar atento, pois o encerramento das inscrições será no próximo dia 22 e o vestibular será realizado até o fim deste mês. No primeiro ano, o curso receberá cem futuros doutores, sendo 50 no primeiro semestre e os demais alunos a partir de agosto.

O Grupo Tiradentes, que atua na área de educação há mais de meio século, foi o vencedor, entre nove concorrentes, do Edital nº 06/2014, que realizou um chamamento público de mantenedoras de instituições de educação superior para autorização de funcionamento de cursos de medicina, associados à Lei do Mais Médicos. “Queremos trazer outros cursos para aqui na área da saúde. Esse é nosso compromisso. Nosso objetivo hoje é transformar a educação superior em objeto de qualidade”, disse o presidente do Grupo Tiradentes, Jouberto Uchôa de Mendonça.

A instituição apresentou Plano de Bolsas de Estudos para Medicina, que reserva 10% das vagas anuais a moradores de Jaboatão dos Guararapes, de acordo com critérios utilizados também na seleção do Programa Universidade para Todos (ProUni) do MEC. Os estudantes atuarão em unidades da saúde e da família.

Veja também

Brasil soma mais 26.979 novos casos e 432 mortes por Covid-19 nas últimas 24h
CORONAVÍRUS

Brasil soma mais 26.979 novos casos e 432 mortes por Covid-19 nas últimas 24h

Jovem de 18 anos é encontrada morta em cisterna de casarão em Jaboatão dos Guararapes, na RMR
Jaboatão

Jovem de 18 anos é encontrada morta em cisterna de casarão