Vacinação contra Covid-19

Jaboatão dos Guararapes vacina coveiros e agentes funerários

Agentes de saúde da Prefeitura aplicaram, nesta terça-feira (23), a primeira dose nesses trabalhadores

Coveiro Alberes Souza recebe a primeira dose da CoronavacCoveiro Alberes Souza recebe a primeira dose da Coronavac - Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

Coveiros e agentes funerários de Jaboatão dos Guararapes receberam, nesta terça-feira (23), a primeira dose da vacina contra o coronavírus.  Ao todo, 100 profissionais da área serão imunizados e a vacinação ocorre nos seus próprios locais de trabalho:  os cemitérios municipais Parque da Paz, na Muribeca, e da Saudade, em  Jaboatão Centro. Além disso, equipes da Secretaria de Saúde da Prefeitura também irão até as empresas funerárias para aplicar as doses da vacina. “Devido à natureza da atividade, os trabalhadores de saúde englobam também este público de coveiros e agentes funerários que foram classificados como prioritários no Plano Nacional de Imunização. A exposição deles ao vírus é muito alta”, explicou a secretária de Saúde do município, Zelma Chaves Pessoa. 


“Receber a vacina é um motivo de muita alegria. Pelo serviço que a gente realiza no cemitério e exposição ao vírus, estar imunizado é importante, principalmente, para proteger a nossa família”, explicou o coveiro Alberes Souza, que recebeu a primeira dose da CoronaVac no Cemitério da Saudade.  Aos 53 anos, sendo 29 atuando como coveiro, Manoel João dos Santos deixou bem claro seu sentimento logo após ser vacinado: “É uma emoção. Aqui no cemitério, a gente vê todo tipo de doença circular. Agora, dá para trabalhar mais tranquilo”.


Essa é foi a mesma sensação descrita pelo agente funerário Rafael Santos: “Dá uma certa tranquilidade, porque estamos observando uma possível segunda onda e nós, que estamos na linha de frente, vamos trabalhar melhor do que no início da pandemia”. Segundo a secretária Zelma Chaves Pessoa, os coveiros e agentes funerários se juntam aos 15 mil jaboatonenses que já receberam a primeira dose. Até agora, foram vacinados profissionais de saúde da linha de frente, agentes de saúde de outras áreas e idosos acima de 80 anos. Ela explica que há uma expectativa para que mais um lote de mais 5 mil doses chegue ao município até esta sexta-feira (26). 

 

Veja também

Veja como foi a primeira noite com medidas restritivas mais rígidas em Pernambuco
DECRETO

Veja como foi a primeira noite com medidas restritivas mais rígidas em Pernambuco

Petrolina atinge 95% de ocupação em leitos de UTI, e prefeito faz apelo
SERTÃO

Petrolina atinge 95% de ocupação nas UTIs, e prefeito faz apelo