ACIMA DOS 18 ANOS

Veja quais municípios em Pernambuco iniciam aplicação da vacina bivalente nesta terça-feira (18)

O imunizante deve ser aplicado como dose de reforço para a população cujo o esquema básico esteja completo com pelo menos duas doses

Vacina bivalente contra a Covid-19Vacina bivalente contra a Covid-19 - Foto: Fabio Rodrigues-Pozzembom/Agência Brasil

Nesta terça-feira (25), cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR) iniciam a aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19 para a população com 18 anos ou mais.

No Recife, mais de 150 salas de vacinação já oferecem a aplicação por demanda espontânea, sem necessidade de agendamento. Para os pontos de imunização dos shoppings Recife, RioMar, Tacaruna e Boa Vista, além do Centro Médico Ermírio do Moras, o agendamento para a aplicação da bivalente começa às 18h desta terça (25) por meio do Conecta Recife

Em Jaboatão, a imunização acontece em policlínicas e Unidades Básicas de Saúde da Família (UBTs), sem a necessidade de agendamento. Os pontos podem ser conferidos no site ou aplicativo "De Olho na Consulta". "Se a pessoa interessada em tomar a vacina for morador do município de Jaboatão, essa pessoa já deve ter um cadastro nessa plataforma. Caso tenha tomado as doses em outra cidade, é preciso entrar no site ou aplicativo e se cadastrar para que, então, o processo seja mais célere. Uma vez cadastrado, não é preciso fazer agendamento", explica a secretária de Saúde de Jaboatão, Zelma Pessoa.

A vacinação inicia nesta terça-feira (25) também em Camaragibe. A aplicação acontece nas 45 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município do Grande Recife e no posto fixo no Camará Shopping. Já em Paulista, também na RMR, a aplicação não requer agendamento e acontece nas unidades de saúde que já distribuem o imunizante, além do polo itinerante do Centro Administrativo da Prefeitura, no bairro de Maranguape I.

O imunizante deve ser aplicado como dose de reforço para a população cujo o esquema básico esteja completo com pelo menos duas doses da vacina contra a doença, com intervalo mínimo de quatro meses da última dose. Fabricado pela Pfizer, o imunizante oferece proteção contra a variante original do vírus causador da covid-19 e contra as cepas que surgiram depois, como a Ômicron. 

"Essa aplicação é fundamental para que novas mutações do vírus não surjam e para haja uma proteção da pessoa que está tomando [a vacina] e da população vulnerável que estejam no entorno dessa pessoa, como gestantes, puérperas, pessoas com deficiência ou comorbidades; então mesmo que a pessoa esteja saudável, é fundamental tomar a bivalente", ressaltou a secretária.

O arquipélago de Fernando de Noronha também iniciou esta terça-feira a vacinação. Não é preciso agendamento, e a imunização é realizada na Unidade de Saúde Dois Irmãos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h30. É necessário apresentar documento de identificação, como RG, CPF ou cartão de vacina físico ou digital.


Segundo a Prefeitura de Jaboatão, no sábado (29), será realizado o Dia D de Vacinação na cidade. A ação acontecerá das 9h às 15h, no Shopping Guararapes e também na Policlínica Mariinha Melo, em Vila Rica.

A vacinação para a faixa etária foi liberada pelo Ministério da Saúde nessa segunda-feira (24). O Governo de Pernambuco seguiu a recomendação e autorizou os municípios a iniciarem a aplicação de acordo com a disponibilidade de estoque.

Já no primeiro dia de vacinação para o público com 18 anos ou mais, a aplicação do imunizante mobilizou pessoas de diversos grupos etários. O servidor público Kahllyl Viana, 22, foi à Unidade de Saúde da Família (USF) Massaranduba do Campo, no bairro de Prazeres, em Jaboatão, para tomar outras vacinas. Informado sobre a aplicação da bivalente na USF, Kahllyl aproveitou e solicitou o imunizante. "Eu acredito que a Covid não passou. O vírus está entre nós e todos deveriam procurar um posto e buscar proteção", comentou.

A gastrônoma Maria Serrate Queiroz, 59, e o psicopedagogo Mário Ferreira, 66, também foram à USF Massaranduba do Campo, em Jaboatão, em busca de vacinas. "É um ato fundamental para a nossa sobrevivência. Tomar a vacina é necessário para que possamos ter mais saúde, melhores condições de vida. É importante confiar na vacina, ser responsável e ficar mais tranquilo para não sofrer com a doença e transmitir para outras pessoas", disse Mário. 

Confira os pontos de vacinação bivalente em Jaboatãos dos Guararapes:

Veja também

Desaparecimento de criança pode ser comunicado antes de 24h; veja como
Segurança Pública

Desaparecimento de criança pode ser comunicado antes de 24h; veja como

Hamas anuncia balanço de 35.903 mortos na guerra de Gaza
guerra no oriente médio

Hamas anuncia balanço de 35.903 mortos na guerra de Gaza

Newsletter