Notícias

Jaboatão instala terminal online para acompanhamento de marcações do SUS

Equipamento funcionará na Policlínica Carneiro Lins, integrado ao aplicativo De Olho na Consulta, e mais unidades devem ser instaladas em outros pontos até o fim do ano

Terminal foi pensado para atender usuários que não tenham acesso a internet ou dispositivos móveisTerminal foi pensado para atender usuários que não tenham acesso a internet ou dispositivos móveis - Foto: Chico Bezerra/PJG

O sistema online para o acompanhamento das marcações de consultas e exames de Jaboatão dos Guararapes conta com mais uma facilidade. Desde maio de 2017, os jaboatonenses utilizam o aplicativo De Olho na Consulta para verificar o andamento das solicitações através de dispositivos móveis Android. Para atender residentes que não tenham acesso à plataforma, a prefeitura local instalou um terminal com computador na Policlínica Carneiro Lins, onde os usuários poderão realizar o procedimento.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Jaboatão, o equipamento está em fase de estudo e alterações no seu funcionamento podem ser feitas até a instalação de outras cinco unidades em cada policlínica do município até o fim do ano. “Muitos usuários ainda buscam as unidades para perguntar sobre esse andamento e precisam enfrentar as filas. O aplicativo facilitou muito, mas agora o objetivo é atender à camada da população sem esse acesso”, destaca a secretária da pasta, Zelma Pessôa.

Leia também:
Jovens e adolescentes de Jaboatão podem se inscrever em oficinas de robótica
Programa de inovação interdisciplinar leva investimentos a 850 alunos de Jaboatão


Durante a consulta, o usuário conta com suporte de um orientador, sempre que precisar. O terminal não conta com impressão, mas a adoção de micro-impressora está sendo discutida, levando em consideração o público idoso e a necessidade de reduzir o volume de faltas às consultas. “Estas ações são muito importantes porque a gente moderniza o acesso, dinamiza a funcionalidade na policlínica, otimizando o fluxo dentro da unidade e protege o cidadão de deslocamentos desnecessários”, reflete a secretária.

Ao longo de dois anos, a plataforma recebeu 3,8 milhões de acessos e foi premiada pelo Ministério da Saúde como melhor experiência do Sistema Único de Saúde (SUS) no Nordeste, ainda em 2017. No entanto, registra nota 3.4 no Play Store, resultado das 393 avaliações realizadas pelos usuários que, em sua maioria, reclamam do mal funcionamento do aplicativo. “Não há travamento frequente. Contamos com uma equipe de monitoramento constante do sistema. Essa não é uma demanda que procede”, considera a secretária.

Veja também

Pernambuco receberá doses da vacina contra dengue; veja quais municípios serão contemplados
Imunização

Pernambuco receberá doses da vacina contra dengue; veja quais municípios serão contemplados

Missa do Crisma chega para renovar promessas na Catedral da Sé, em Olinda, nesta Quinta-Feira Santa
RELIGIÃO

Missa do Crisma chega para renovar promessas na Catedral da Sé, em Olinda, nesta Quinta-Feira Santa

Newsletter