Vacinação

Jaboatão supera meta de vacinação contra poliomelite

Município vacinou 98% do público-alvo

Vacinação contra a PólioVacinação contra a Pólio - Foto: Divulgação/Prefeitura de Jaboatão

Poucos dias após o fim da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomelite, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, anunciou que obteve resultados significativos ao longo da ação, encerrada na última segunda-feira (30).

De acordo com a prefeitura, até a última quarta-feira (4), foram imunizadas 37.272 crianças de seis meses a cinco anos de idade, o que corresponde a 98% do público-alvo. Os números são maiores do que a meta de vacinação estipulada pelo Ministério da Saúde, de 95%. 

Entre as estratégias adotadas pelo município para que a meta fosse alcançada, estão a realização do "Dia D", a manutenção de salas de vacinação abertas em todas as unidades de saúde da cidade e a realização de uma força-tarefa com equipes volantes, responsáveis por alcançar áreas de difícil acesso e por atender pessoas com deficiência em domicílio.  

A secretária municipal de Saúde, Zelma Pessôa, considera que os índices são positivos, tendo em vista que a vacinação teve baixa adesão no Brasil pelo quinto ano consecutivo.


“Mesmo com a poliomielite sendo considerada erradicada no país, a imunização continua sendo importante para evitar os dois principais tipos da doença: a não-paralítica, que tem sintomas mais leves como uma simples dor de cabeça ou febre; e a paralítica, que apresenta quadro com lesões neurológicas, causando flacidez dos músculos, que acabam não se desenvolvendo”, disse a secretária.

Em Pernambuco, a campanha de vacinação contra a pólio foi prorrogada até o dia 13 de novembro. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), cerca de 191.927 crianças ainda precisam ser vacinadas.

Veja também

Em alerta vermelho, China enfrenta chuvas torrenciais
MUNDO

Em alerta vermelho, China enfrenta chuvas torrenciais

Palácio de Buckingham abre ala inédita ao público após mais de 170 anos
mundo

Palácio de Buckingham abre ala inédita ao público após mais de 170 anos

Newsletter