MUNDO

Japão eleva idade de consentimento sexual de 13 para 16 anos

Nova lei explicita os requisitos para crimes sexuais no país

A idade de consentimento do Japão era uma das menores do mundoA idade de consentimento do Japão era uma das menores do mundo - Foto: Kazuhiro Nogi/ AFP

O Japão elevou a idade de consentimento de 13 anos, uma das menores do mundo, para 16 anos, após a aprovação no Parlamento de uma série de reformas da legislação sobre crimes sexuais.

A idade para o consentimento era 13 anos no Japão desde 1907.

Com a mudança, o Japão se iguala a países como Reino Unido e Espanha, que também estabelece a idade de consentimento em 16 anos, e está à frente de outros como França (15 anos) ou Alemanha e China (14 anos).

Apesar da alteração, a reforma estabelece uma exceção para casais adolescentes com uma diferença máxima de idade de cinco anos, que não serão processados caso os dois tenham mais de 13 anos.

A alteração anterior da lei de crimes sexuais do país aconteceu em 2017 e foi a primeira atualização da legislação em mais de um século, mas muitos ativistas consideraram insuficiente.

A nova reforma também explicou os requisitos para uma consideração por violação, depois que várias absolvições discutidas em 2019 provocaram protestos no país.

De acordo com a lei anterior, a acusação era obrigada a demonstrar que as vítimas estavam incapacitadas devido à violência ou intimidação.

Para os críticos, a exigência culpava na prática as vítimas por não terem resistido de modo suficiente.

A nova lei aprovada nesta sexta-feira enumera uma série de exemplos que podem configurar um crime de estupro, como o fato de a vítima estar sob o efeito de drogas ou álcool, se ela estiver assustada ou se o agressor tentar se aproveitar de sua posição social.

O aumento da idade mínima de consentimento "enviará uma mensagem à sociedade de que a violência sexual contra os menores por parte de adultos é inaceitável", declarou a ONG japonesa Human Rights Now em um comunicado.

Veja também

Inverno do Hemisfério Sul começa nesta quinta (20); confira previsão de chuva para Pernambuco
solstício

Inverno do Hemisfério Sul começa nesta quinta (20); confira previsão de chuva para Pernambuco

Mulher denunciada por agredir casal gay em padaria é presa por atropelamento e fuga em São Paulo
POLÍCIA

Mulher denunciada por agredir casal gay em padaria é presa por atropelamento e fuga em São Paulo

Newsletter