Jejum intermitente? Low carb? Médica Érika Guerra fala sobre a dieta ideal

Médica é a convidada desta semana da Coluna Sucesso, do Portal FolhaPE

Érika GuerraÉrika Guerra - Foto: divulgação

A médica Érika Guerra é a convidada desta quarta-feira (28) da coluna Sucesso, uma parceria do Portal FolhaPE com o Sucesso.site, de Felipe, Eduarda e Camila Haeckel.


Existe dieta ideal?

Sim, sim, sim! Podem comemorar!

Mas qual será? Jejum intermitente? Low carb? Cetogênica? Comer de 3 em 3 horas? Hiper-carb? Hipocalórico? Hipercalórico? Vegana?

A resposta é: todas elas, e, ao mesmo tempo, nenhuma delas! O que será ideal para você deve ser baseado num estudo minucioso para planejamento personalizado. Muitas vezes o que é ótimo para alguns, pode ser um desastre para outros. Vou trazer um exemplo para vocês: jejum intermitente está super em alta, mas, vocês sabiam que pode favorecer a osteoporose se não for bem indicado? Pois é! Então nada de seguir qualquer dieta do momento sem orientação técnica adequada.

Costumo dizer que existem 2 tipos de modelos alimentares: os estratégicos (com dia para começar e dia para terminar), e, os modelos para manutenção. Sendo assim, hoje podemos usar um tipo de dieta, e, amanhã, uma outra totalmente diferente.

Como devemos escolher o que usar?

1. Avalia-se a composição corporal e observamos os aspectos de massa muscular, massa óssea, massa de gordura (subcutânea e visceral), e, distribuição de líquidos no organismo. Você tem massa muscular adequada? Tem excesso de gordura visceral? Como está a massa óssea? Tem retenção hídrica ou desidratação?

2. Avalia-se como é seu processo de digestão e excreção. Tem intolerâncias alimentares? Refluxo? Constipação?

3. Avalia-se seu padrão de metabolismo.

4. Leva-se em consideração o fator idade.

5. Observam-se as doenças ou potenciais de adoecimento.

6. Avaliam-se as tendencias genéticas.

Ufa! Então, depois de tudo isso, sabemos “onde você está” e podemos traçar a melhor “rota” para “onde você quer chegar” ! Você não pode viajar de Recife a São Paulo se estiver em Salvador, pode?

Toda essa “viagem” tem que ser segura e trazer um emagrecimento estético. O emagrecimento deve respeitar a estética: não adianta ficar linda para uma festa de casamento mas se escondendo do biquíni porque perdeu o que não deveria. E, nunca, nunca mesmo, colocar a estética em prioridade à saúde. Até porque um corpo saudável sempre traz a melhor estética.

Após esse diagnóstico médico, numa equipe multidisciplinar, o nutricionista pode viabilizar um cardápio mais adequado, e, o profissional de educação física, um treino otimizado para melhores resultados.

Então ... o que você está esperando para saber qual é “SUA DIETA IDEAL”?

Érika Guerra, Médica, CRM-PE 14461
Rio Mar Trade Center - Torre 3 Sala 815
Fone (81) 98288 8080


* A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas.

Veja também

Amazônia já tem mais queimadas em 2020 do que em todo o ano passado
meio ambiente

Amazônia já tem mais queimadas em 2020 do que em todo o ano passado

Pandemia causa atrasos nas obras de recuperação de Mariana
Mariana

Pandemia causa atrasos nas obras de recuperação de Mariana