Recife 485 anos

João Campos anuncia reforma no Mercado de São José em meio a celebrações pelo aniversário do Recife

Espaço histórico localizado no Centro da cidade receberá investimento de R$ 21,4 milhões. Edital de licitação foi publicado no Diário Oficial neste sábado (12).

João Campos em visita ao Mercado de São José para anunciar requalificaçãoJoão Campos em visita ao Mercado de São José para anunciar requalificação - Foto: Melissa Fernandes/Folha de Pernambuco

Um dos principais símbolos do Centro do Recife, o Mercado de São José passará, a partir deste ano, por uma reforma que possibilitará a ampliação dos serviços no espaço. O anúncio foi feito pelo prefeito João Campos neste sábado (12), dia em que a cidade celebra o aniversário de 485 anos.

As obras, que terão um investimento de R$ 21,4 milhões, devem começar até outubro, com prazo de dois anos para a conclusão, e o edital de licitação para a contratação da empresa que será responsável pelo serviço foi publicado no Diário Oficial do município neste sábado.

Em meio às celebrações pelo aniversário da cidade, após passar pelo Alto Santa Terezinha, na Zona Norte, o prefeito visitou o Mercado, onde conversou com comerciantes e consumidores.

"Essa é a maior obra que estará em execução nesta área da cidade", definiu Campos. "Ela, por si, já tem um impacto muito grande. Lançamos um pacote de incentivos fiscais, com benefícios de redução de impostos para novos investimentos, e temos várias outras obras em fase de planejamento para garantir a requalificação das rotas turísticas e do nosso patrimônio histórico".

Restauro e requalificação
Com aprovação e financiamento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o projeto contempla o restauro da estrutura e a requalificação das instalações e tem como objetivos atrair investimentos e ampliar a visibilidade do local como ponto turístico. Entre as mudanças previstas, está a desobstrução da rua interna coberta, recuperando a espacialidade original. Além disso, as lanchonetes, hoje localizadas no pátio externo, serão remanejadas para um novo mezanino, que será construído dentro do mercado público.

Segundo o prefeito, nenhum comerciante será prejudicado durante a realização da reforma. "Vamos garantir que todos terão espaço depois da requalificação e a execução da obra será combinada com todos que trabalham no mercado. É lógico que qualquer tipo de obra vai trazer impactos, mas a gente precisa saber que são dois anos de obra e muitas décadas de mercado qualificado", afirmou.

Veja também

Quatro mortos em série de esfaqueamentos nos Estados Unidos
EUA

Quatro mortos em série de esfaqueamentos nos Estados Unidos

Caso Kate Middleton joga luz sobre alta de câncer entre pessoas de até 50 anos; entenda
SAÚDE

Caso Kate Middleton joga luz sobre alta de câncer entre pessoas de até 50 anos; entenda

Newsletter