Jogos Escolares do Recife começam nesta terça com quatro partidas de futsal

Disputas acontecem a partir das 8h, nas quadras do Sport; no primeiro dia, entram em quadra equipes de seis escolas municipais

Futsal é a modalidade que abre os Jogos Escolares do RecifeFutsal é a modalidade que abre os Jogos Escolares do Recife - Foto: Daniel Tavares / PCR

Quatro partidas de futsal entre escolas da rede municipal dão a largada, a partir das 8h desta terça (3), nas quadras do Sport, para os Jogos Escolares do Recife 2019. Os jogos terão dez modalidades: futsal, vôlei, vôlei de praia, basquete, handebol, atletismo, natação, badminton, luta olímpica e xadrez. Realizado pela Prefeitura do Recife, numa parceria entre as secretarias de Turismo, Esportes e Lazer (Seturel) e de Educação, o campeonato vai até 30 de novembro.

A inclusão de atletas com deficiência está garantida, com as disputas de vôlei sentado, paratletismo, xadrez paralímpico e natação paralímpica. Participam 30 unidades de ensino de anos finais da rede municipal do Recife. No primeiro dia, entram em quadra as equipes de futsal das escolas Professor José da Costa Porto x Pedro Augusto, Aderbal Galvão x Nadir Colaço, Padre Antônio Henrique x Nilo Pereira, e Nadir Colaço x Nilo Pereira, nas categorias Pré-mirim, Mirim e Infantil.

Os campeões dos Jogos Escolares terão direito ao Bolsa Atleta Recife, iniciativa da Prefeitura que vai distribuir remuneração mensal de R$ 300 para os atletas que conquistarem medalha de ouro na competição. “Dos 86 primeiros beneficiados pelo Bolsa Atleta, 84 conseguiram o benefício a partir do desempenho nos Jogos Escolares. Ficamos muito felizes com o aumento no interesse dos estudantes e temos certeza que faremos uma excelente competição este ano”, afirma a secretária-executiva de Esportes do Recife, Yane Marques.

A competição municipal funciona como etapa classificatória para os Jogos Escolares de Pernambuco (JEPs), outra via de acesso ao Bolsa Atleta Recife, que remunera os campeões estaduais com R$ 400 por mês. Por sua vez, os destaques dos JEPs ganham acesso aos Jogos Escolares da Juventude, realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro.

Em 2018, a rede municipal de ensino do Recife teve um campeão da luta olímpica nos JEPs, além de duas equipes de handebol mirim entre os 10 melhores classificados. O atleta da luta olímpica se classificou também para os Jogos Escolares da Juventude. Já em 2017, o Recife teve 10 estudantes nos três primeiros lugares nas modalidades individuais dos JEPs e classificou três equipes para as modalidades coletivas, todas a partir da participação na etapa municipal dos Jogos Escolares. 

Leia também:

60ª edição dos JEPs é encerrada nas modalidades coletivas

Basquete e handebol feminino encerram modalidades coletivas dos JEPs

Dia de medalhas para equipes do vôlei nos JEPs

JEPs conhece campeões do futsal na Fase Estadual 

Veja também

Confira a versão impressa da Folha Mais no digital
Folha Mais

Confira a versão impressa da Folha Mais no digital

Pinguim é achado morto com máscara no estômago no litoral de SP
meio ambiente

Pinguim é achado morto com máscara no estômago no litoral de SP