Jota Borges vira tema de bloco lírico

“A melhor homenagem é aquela que é feita enquanto a pessoa está viva", explicou o presidente da agremiação Flabelo Encantado, Ricardo Andrade.

Flabelo Encantado homenageia Jota BorgesFlabelo Encantado homenageia Jota Borges - Foto: Gustavo Glória/Folha de Pernambuco

O artista pernambucano Jota Borges virou tema de bloco carnavalesco. O Bloco Lírico Flabelo Encantado, fundado há oito anos por Ricardo Andrade, abre os braços para homenagear o gravurista de 82 anos. A agremiação, originária de Paulista, município da Região Metropolitana do Recife (RMR), criou até um hino em homenagem: “Jota Borges Chegou”, mencionando vida e obra do artista.

“A melhor homenagem é aquela que é feita enquanto a pessoa está viva. Ele é um ícone da nossa cultura popular”, disse Ricardo Andrade que, além de fundador, preside e canta no bloco. Mas o homenageado não estará presente. “Por causa da idade. Ele tem uma saúde boa, gosta de Carnaval, mas vai ficar por lá (na casa dele) mesmo”, explicou o presidente da agremiação, que não hesita em reverenciar o artista. “Jota Borges é patrimônio vivo da cultura popular”.

Sobre o bloco
O Flabelo Encantado é definido pelo fundador como “uma agremiação que se propõe a preservar a tradição do frevo de bloco”, incorporando elementos novos, por meio do figurino e músicas. “Nossas canções sempre tentam passar mensagens de paz, amor e de muita fraternidade no Carnaval. Isso é muito importante. O hino Setenta vezes Sete, de nossa autoria, brada que ninguém deve viver de mágoa”, contou Ricardo.

Os “trabalhos” na folia começam nesta sexta (9), em Belém de São Francisco, no Sertão do Estado. “Vamos também batizar o Bloco do Encanto, nosso ‘afilhado’. Apesar de Belém de São Francisco estar perto da Bahia, o povo de lá ama frevo”, comentou. Já no Sábado de Zé Pereira (10), volta para sua terra natal, Paulista. A apresentação será realizada no bairro de Maranguape 1.

Leia também:
Carnaval de Olinda terá 13 polos com mais de 130 atrações
Paço Alfândega tem programação especial no Carnaval do Recife
Galo da Madrugada terá 31 trios elétricos e artistas como Elba Ramalho e Vanessa da Mata


Domingo (11), o Flabelo Encantado desfila antes do Bloco da Saudade, em Olinda, e, na sequência, vai para o Morro da Conceição. Na segunda (12), estará presente no encontro de blocos do Marco Zero, no Recife. Já na Terça-Feira Gorda (13), viaja para outras cidades doInterior em parceria com a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

Veja também

Brasil acumula 5,3 milhões de casos e 157 mil mortes por Covid-19
Coronavírus

Brasil acumula 5,3 milhões de casos e 157 mil mortes por Covid-19

Pernambuco registra 157 novos casos e 10 óbitos nas últimas 24h
Coronavírus

Pernambuco registra 157 novos casos e 10 óbitos nas últimas 24h