Apologia ao nazismo

Jovem expulso de shopping em Caruaru por usar suástica presta depoimento à Promotoria

Caso, agora, tramita em segredo de Justiça, segundo o MPPE

Jovem foi expulso do shoppingJovem foi expulso do shopping - Foto: Reprodução/Instagram

O adolescente de 17 anos expulso de um shopping em Caruaru, na quinta-feira (17), por usar uma suástica no braço foi ouvido, na manhã desta sexta-feira (18), pela Promotoria da Infância e Juventude da cidade do Agreste de Pernambuco.

A informação foi confirmada pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE). A Polícia Civil informou, também nesta sexta-feira, que o jovem foi apreendido.

O órgão ministerial informou que o depoimento do jovem foi prestado nas circunstâncias do artigo 179 do Estatuto da Criança de do Adolescente (ECA).

O trecho versa sobre a oitiva de adolescentes após a autuação realizada por auto de apreensão, boletim de ocorrência ou relatório policial.

O caso, agora, tramita em segredo de justiça.

O caso
A ocorrência ganhou repercussão nacional. Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram o jovem dentro do centro de compras usando uma faixa com uma suástica no braço esquerdo. O uso de símbolos nazistas no Brasil é crime.

A Polícia Civil informou que identificou outros atos infracionais praticados pelo adolescente, como racismo e apologia à exploração sexual de menores de idade foram identificados.

Por meio de nota de esclarecimento divulgada nas redes sociais, o Caruaru Shopping, onde ocorreu o caso, informou que "repudia toda e qualquer forma de apologia ao movimento nazista". O estabelecimento não encaminhou o caso para a instância policial.

"Diante do vídeo exposto em redes sociais, informamos que o usuário, nitidamente conturbado, foi flagrado pelo sistema de segurança do empreendimento e, de imediato, como visto nas imagens, foi abordado por um de nossos seguranças e expulso do nosso shopping. Aqui prezamos pela liberdade de expressão, de forma sadia e não conturbada", publicou o centro de compras.

Veja também

Estudantes do 4º ao 7º ano do Fundamental voltam às aulas presenciais na rede municipal do
Educação

Estudantes do 4º ao 7º ano do Fundamental voltam às aulas presenciais na rede municipal do

Após dois incidentes com tubarão em 15 dias, trecho de praia em Piedade é interditado para banho
Tubarão

Após dois incidentes com tubarão em 15 dias, trecho de praia em Piedade é interditado para banho