Enem

Jovens da Funase farão provas do Enem a partir desta terça-feira

Socioeducandos poderão participar do exame em salas de aula situadas dentro de unidades da Funase

No Estado, 78 socioeducandos estão inscritosNo Estado, 78 socioeducandos estão inscritos - Foto: Arquivo/Funase

Nestas terça (23) e quarta-feira (24), adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas em Pernambuco farão o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL). No Estado, 78 socioeducandos estão inscritos. A edição 2020 da prova, não realizada diante da pandemia, acontecerá em nove das 11 unidades de internação e em sete das oito Casas de Semiliberdade (Casem) administradas pela Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase).

O exame também será feito por reeducandos do sistema prisional e por estudantes que solicitaram a reaplicação das provas devido a problemas logísticos ou por terem apresentado sintomas da Covid-19 em janeiro, quando houve a edição regular do Enem 2020.

De acordo com a presidente da Funase, Nadja Alencar, mesmo com as dificuldades da pandemia, as equipes técnicas da instituição, junto às das escolas que funcionam nas unidades de internação, se empenharam na manutenção de atividades pedagógicas voltadas aos socioeducandos. 

“Tivemos recordes de participações no Enem, no Supletivo e no Encceja em 2018 e em 2019. Em 2020, com a redução no número de adolescentes e jovens atendidos na Funase, houve uma queda no quantitativo de inscritos no Enem. Mas, mesmo com atividades remotas na parte educacional, buscou-se assegurar a condição mínima para que os estudantes em idade de concluir o Ensino Médio ou os que desejam participar como treineiros pudessem ter essa oportunidade”, avalia.

A aplicação das provas ocorrerá em salas de aulas de dentro da unidade, com garantia de sigilo e segurança. Já no regime de semiliberdade, houve 31 jovens inscritos, sendo o maior quantitativo composto por adolescentes em atendimento na Casa de Semiliberdade (Casem) Harmonia, no Recife. Ainda haverá participantes em unidades da Funase em Timbaúba, Vitória de Santo Antão, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde e Petrolina.

 

Entre o público em internação na Funase, haverá 47 participantes. O maior número está no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana, que teve 14 inscritos. 

Segundo o edital divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o primeiro dia será destinado à aplicação das provas de Linguagens e Códigos e de Ciências Humanas, além de uma redação. Os estudantes terão cinco horas e meia para escrever o texto e resolver as 90 questões. Já na quarta-feira, serão cinco horas de provas, com mais 90 questões de Matemática e de Ciências da Natureza. O início das provas será às 13h30. No primeiro dia, os socioeducandos ainda precisarão responder a um questionário socioeconômico.

Veja também

Palácio de Buckingham abre ala inédita ao público após mais de 170 anos
mundo

Palácio de Buckingham abre ala inédita ao público após mais de 170 anos

Vídeo: Colisão entre dois helicópteros militares deixa 10 mortos na Malásia
MUNDO

Vídeo: Colisão entre dois helicópteros militares deixa 10 mortos na Malásia

Newsletter