Notícias

Judeus celebram o Yom Kippur, dia do Perdão, no Recife

Solenidade acontecerá na Sinagoga Beit Shmuel, localizada no bairro da Boa Vista, na área central da capital pernambucana, e será observada junto a membros da Sinagoga de Olinda

Judeus ultraortodoxos rezam à beira do mar Mediterrâneo na cidade israelense de HerzliyaJudeus ultraortodoxos rezam à beira do mar Mediterrâneo na cidade israelense de Herzliya - Foto: Jack Guez/AFP

A comunidade judaica do Recife se reúne no fim da tarde desta terça-feira (18) para celebrar o Yom Kippur, o dia do Perdão, um dos mais importantes do judaísmo. A solenidade acontecerá na Sinagoga Beit Shmuel, localizada no bairro da Boa Vista, na área central da capital pernambucana, e será observada junto a membros da Sinagoga de Olinda.

No Yom Kippur, os judeus jejuam de água e comida durante 25 horas e fazem orações em busca de arrependimento e perdão de Deus. No calendário judaico, que obedece ao sistema lunissolar, a data é 10 de tshirei de 5779. A comemoração tem origem nos tempos do profeta Moisés, que orou e jejuou após a experiência do bezerro de ouro. Desde então, os judeus repetem a celebração em todo dia 10 de tshirei, como é expresso na Torah, o livro sagrado da religião judaica.

Leia também:
Lei que define Israel como judeu 'não prejudica minorias', diz ministro israelense
Sacerdotes judeus celebram a páscoa no muro das lamentações


Para o judeu sefaradita Tiago Geraldo, a data é muito importante, pois proporciona uma profunda introspecção. "É um momento de análise pessoal e rogativa a Deus para que nos sele, depois do julgamento nessa última semana, no livro da vida. Pedimos assim, saúde, paz, prosperidade, sucesso nos negócios e bons augúrios", disse.

Comemorações pelo mundo
Os cerca de 14,5 milhões de judeus no mundo inteiro celebram a data nesta terça. Em Israel, judeus chegaram nas primeiras horas da madrugada ao Muro das Lamentações para iniciar as preparações para o Yom Kippur. Na cidade israelense de Herzliya, judeus ultraortodoxos rezaram à beira do mar Mediterrâneo.

Veja também

Congresso dos Estados Unidos aprova pacote de ajuda à Ucrânia
Diplomacia

Congresso dos Estados Unidos aprova pacote de ajuda à Ucrânia

Argentina pede prisão de ministro iraniano por atentado contra Amia
Ataque de 1994

Argentina pede prisão de ministro iraniano por atentado contra Amia

Newsletter