Judoca pernambucano é ouro no Mundial Escolar

No Marrocos, o judoca Leonardo Sant'Ana foi campeão invicto, vencendo a final contra anfitrião em apenas 16 segundos

Leonardo D'AgostinLeonardo D'Agostin - Foto: Divulgação/COB

O judoca pernambucano Leonardo Sant'Ana conquistou o título de campeão mundial escolar na categoria +90kg, durante a disputa da Gymnasiade 2018, no Marrocos. Foram três lutas e três vitórias, contra Aleksei Korotkikh, da Rússia, Serhii Kovbasiuk, da Ucrânia, e uma final espetacular contra o marroquino Abdilhafid Berka. Uma despedida em altíssimo nível do desporto escolar, pois o judoca está no terceiro ano do ensino médio e no próximo ano deve entrar na disputa universitária.

Atleta da seleção brasileira de base, com vasta experiência internacional, inclusive defendendo o Brasil no Circuito Mundial de Judô, Leonardo Sant'Ana venceu todos por ippon, sem dar chance aos oponentes. Na final, por exemplo, liquidou o duelo com apenas 16 segundos. “Leonardo era o principal nome do País no judô. Ele já é bicampeão sul-americano escolar, ficou com o ouro no Combat Games, ano passado, na Índia, e hoje está em um nível altíssimo. Isso mostra a força do judô pernambucano”, afirmou o presidente da Federação Pernambucana de Esporte Escolar, Jaciano Delmiro da Silva, que tem acompanhado de perto os Jogos, no Marrocos.

Leia também:
Judoca de 14 anos é promessa do esporte pernambucano

Após a conquista do ouro na maior competição escolar do mundo, Leonardo Sant'Ana seguirá para o Rio Grande do Sul, onde passará duas semanas treinando de forma intensiva para disputar o Brasileiro Sub-18, que terá início no final do mês. Logo após esta competição, ele retornará ao Recife, onde disputará os Jogos Escolares de Pernambuco, do qual é campeão desde que começou a competir, sem perder sequer uma luta.

Caratê

A outra pernambucana a participar da Gymnasiade, a carateca Camila Medeiros, de Caruaru, ficou em quarto lugar na categoria -59kg. Resultado muito comemorado por ela por se tratar de uma estreia em disputas internacionais. 

 

Veja também

São Paulo sofre falta crítica de medicamentos para intubação, alertam autoridades
Coronavírus

São Paulo sofre falta crítica de medicamentos para intubação, alertam autoridades

Meta de redução do desmatamento deve ser alcançada 'pouco a pouco', afirma Mourão
Meio Ambiente

Meta de redução do desmatamento deve ser alcançada 'pouco a pouco', afirma Mourão