Pernambuco

Junção de fenômenos atmosféricos explica temporal desta segunda; chuva pode seguir até quarta

Apac permanece monitorando a situação e pode emitir alerta em caso de necessidade

Dia de chuva no RecifeDia de chuva no Recife - Foto: Melissa Fernandes/Folha de Pernambuco

As fortes chuvas registradas no Recife, Região Metropolitana e Zona da Mata do Estado na madrugada e manhã desta segunda-feira (3) foram ocasionadas pela junção de dois fenômenos atmosféricos, segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).

"A gente tem a chuva de brisa, que ocorre de madrugada e pela manhã. Esse sistema foi intensificado por um vórtice ciclônico de altos níveis, que ajuda a levantar a umidade para níveis mais altos da atmosfera e formar nuvens mais desenvolvidas que provocam chuvas mais intensas", explica a meteorologista da Apac Vilurdes Lopes.

Segundo ela, o sistema pode atuar na região litorânea do Estado até a próxima quarta-feira (5). "Amanhã (terça-feira, 4), estamos sujeitos a chuvas moderadas pelo menos no Litoral", acrescenta Vilurdes.

Durante esta segunda-feira, também há a possibilidade de ocorrerem pancadas de chuva ao menos moderadas na região. A Apac permanece monitorando a situação e pode emitir alertas de chuva - a agência já informou à Defesa Civil sobre as chuvas.

"Ficamos monitorando esse sistema e deve ocorrer chuvas mais intensas de hoje para amanhã", completa a meteorologista.

Igarassu, no Litoral Norte do Estado, registrou o maior índice de chuva das últimas horas, com 90,80 mm na estação Alto do Céu. Em Rio Formoso, na Mata Sul, o índice chegou a 84,46 mm. 

Em Paulista, na Região Metropolitana do Recife, a estação da Apac contou 70,04 mm. Na capital pernambucana, o maior índice foi registrado na estação do Morro da Conceição: 66,45 mm.

Não houve registro de feridos ou desalojados por causa das chuvas, segundo a Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe). 

Em Igarassu, houve registro de pontos de alagamento nos Loteamentos Manancial, Nova Esperança e Senhora da Conceição. Já em Jaboatão dos Guararapes, no bairro de Candeias, uma árvore caiu - também sem danos humanos e nem materiais. Em Rio Formoso, houve um deslizamento de barreira.

Sistema é comum para época do ano
Por fim, Vilurdes destaca que o vórtice ciclônico é comum para esta época do ano. "Estamos no mês de janeiro, o mês de maior atuação desse sistema, que causa chuva em todo o Nordeste do Brasil", explica.
 

Veja também

Governo define seis cidades de Pernambuco como prioritárias para apoio técnico no combate à fome
ALIMENTA CIDADES

Governo define seis cidades de Pernambuco como prioritárias para apoio técnico no combate à fome

Oito pessoas são denunciadas por morte de lutador de MMA no Rio
BRASIL

Oito pessoas são denunciadas por morte de lutador de MMA no Rio

Newsletter