notícias

Justiça condena ex-presidente da Corte de Direitos Humanos por agressão contra ex-mulher

Após caso vir à tona, em 2018, Roberto Caldas renunciou ao cargo de juiz na corte interamericana

Roberto CaldasRoberto Caldas - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A Justiça do Distrito Federal condenou nesta segunda-feira (31) o ex-presidente da Corte Interamericana de Direitos Humanos Roberto Caldas por agressão contra sua ex-mulher, Michella Marys. Cabe recurso.

A juíza Jorgina de Oliveira Carneiro e Silva Rosa, do Primeiro Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Brasília, o sentenciou a 6 meses e 23 dias de prisão, em regime aberto, mas com suspensão condicional da execução, já que o réu é primário e a pena não supera dois anos.

O caso veio à tona em 2018, o que levou Roberto Caldas a renunciar ao Cargo de juiz da Corte Interamericana de Direitos Humanos.


Na sentença, a juíza escreveu que "a censurabilidade da conduta do réu atingiu um grau de reprovabilidade superior àquela comum ao tipo em razão do cargo que ocupava à época dos fatos, presidente da Corte Interamericana de Direitos Humanos, sendo exigível que tivesse comportamento completamente diverso".

Na mesma sentença, ela absolveu Caldas de acusação feita por uma ex-funcionária. A assessoria de Caldas afirmou que está preparando uma nota com a manifestação do ex-juiz.

De acordo com a acusação protolocada à época, a então mulher de Caldas afirmou ter sido agredida de forma brutal pelo menos quatro vezes, além de ser por várias vezes xingada de "cachorra", "safada" e "vagabunda". Ela gravou áudios de brigas com o então marido e fez fotos em que aparece com hematonas. Outras duas mulheres que foram funcionárias da família também o acusaram de assédio sexual e ameaças de demissão.

Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, em 2018, Caldas afirmou que a ex-mulher é que era violenta no relacionamento. Ele disse ter mantido casos extraconjugais com duas funcionárias de sua casa, mas negou assédio. Sobre áudios em que chamava a ex-companheira de "cachorra", "safada" e "vagabunda", entre outros xingamentos, ele se disse "profundamente arrependido".

Em uma rede social, Michella escreveu que a sentença traz a esperança de que um dia a violência doméstica seja coisa do passado. "Mulher nenhuma merece ser maltratada, agredida e humilhada. (...) Hoje não é um dia de alegria, mas de esperança."

O advogado de Michella, Pedro Calmon, afirmou ter considerado a sentença altamente técnica e minuciosa, com o benefício de passar a mensagem de que os poderosos não ficam impunes. Mas chamou a atenção para a pena leve.

"Ele foi condenando em todas as acusações, vias de fato, ameaça e constrangimento ilegal. A Justiça foi feita. Nos faz refletir, porém, como o Brasil ainda vê a violência doméstica como um crime menor. Roberto foi condenado por três atos bárbaros cometidos em um único dia de fúria contra Michella e esses atos, inclusive com reconhecimento de circunstâncias agravantes, o fato de ser a época juiz de direitos humanos, não lhe renderam sequer um ano de reclusão", disse Calmon.

Em 2012, Caldas foi eleito para compor a corte, que chegou a presidir entre 2016 e 2017. O advogado também integrou a Comissão de Ética Pública da Presidência da República de 2006 a 2012, nos mandatos de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, do PT.

A Convenção Americana sobre Direitos Humanos determina que os juízes escolhidos para compor a corte devem ser "eleitos a título pessoal dentre juristas da mais alta autoridade moral, de reconhecida competência em matéria de direitos humanos, que reúnam as condições requeridas para o exercício das mais elevadas funções judiciais".

Veja também

Médicos de Gaza salvam bebê por meio de cesárea
GUERRA NO ORIENTE MÉDIO

Médicos de Gaza salvam bebê por meio de cesárea

Nome começa com letras depois do P? Essa pode ser a explicação para notas mais baixas; entenda
estudo

Nome começa com letras depois do P? Essa pode ser a explicação para notas mais baixas; entenda

Newsletter