Decisão Judicial

Justiça Federal suspende interdição do Coren-PE no Hospital da Restauração

Decisão aponta que a paralisação dos serviços de enfermagem prejudica a saúde pública e a população pernambucana

Hospital da Restauração é principal unidade da rede pública de saúde do EstadoHospital da Restauração é principal unidade da rede pública de saúde do Estado - Foto: Miva Filho/SES-PE

A Justiça Federal em Pernambuco suspendeu, nesta quinta-feira (7), a interdição ética aplicada pelo Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE) a setores assistenciais do Hospital da Restauração (HR), principal unidade da rede pública de saúde do Estado. A decisão liminar, em caráter de urgência, foi proferida pelo juiz da 9ª Vara Federal em Pernambuco, Ubiratan de Couto Maurício. 
 
Na última quarta-feira (6), o Coren-PE havia interditado as salas vermelha, laranja 1 e laranja 2 da emergência de trauma do HR, considerada a principal referência para o atendimento de pacientes politraumatizados do Estado. A decisão da Justiça suspendendo a interdição se deu após recurso do Governo do Estado, que afirmou que a interdição colocaria em risco os interesses e a assistência à saúde da população pernambucana.
 
Na decisão, o juiz federal destacou que o Conselho Regional de Enfermagem não teria competência para efetuar a interdição das áreas e que a paralisação dos serviços de enfermagem prejudica a saúde pública.

“Sem o ofício dos profissionais de enfermagem resta paralisado serviço essencial de saúde pública, prejudicando sobretudo a população que dele depende”, afirmou.

O magistrado destacou, ainda, que a suspensão da interdição ocorre “para não lesar ainda mais a população que se socorre do essencial serviço público de saúde prestado pelo Hospital da Restauração”. 
 
Projetos de Reestruturação
 
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) afirmou que tem atuado para modernizar a estrutura e qualificar a assistência no Hospital da Restauração. A pasta destacou que, no último mês, foi lançada a licitação para a primeira etapa das obras, que inclui a recuperação de toda fachada e também da coberta, reforçando, a estrutura do hospital contra processos de infiltração. 

De acordo com a SES, nos próximos dias, será lançado o edital para a segunda etapa das obras. Ao todo, devem ser investidos R$ 24 milhões na unidade, que vai passar ainda, segundo a secretaria, por serviços de revisão e recuperação de toda a infraestrutura, além de renovação do parque tecnológico.
 
A  Secretaria Estadual de Saúde também afirmou que tem trabalhado para ampliar a rede de retaguarda do Hospital da Restauração. De acordo com a pasta, a Central Estadual de Regulação de Leitos tem conseguido reduzir em 30%, diariamente, o envio de pacientes ao HR, desafogando o serviço e encaminhando pacientes para outras unidades referenciadas. 
 
Em junho, frisou o órgão, quase 600 pacientes foram transferidos do HR para o Hospital de Retaguarda em Neurologia (HRN) e outras unidades da rede. Além disso, acrescentou a pasta, o antigo Hospital Alfa, em Boa Viagem, que estava funcionando como referência para a Covid-19, está atuando com um novo perfil assistencial, recebendo pacientes encaminhados pelo Hospital da Restauração.

Veja também

Acordo entre a PCR e 99 Táxi disponibiliza transporte para pacientes da Rede Pública de Saúde
Mobilidade

Acordo entre a PCR e 99 Táxi disponibiliza transporte para pacientes da Rede Pública de Saúde

Aena lança programa de incentivo às aéreas para aumentar movimentação de passageiros
Aena

Aena lança programa de incentivo às aéreas para aumentar movimentação de passageiros

Newsletter