Operação Além-mar

Justiça ordena bloqueio de R$ 100 milhões em megaoperação contra tráfico internacional de drogas

Operação cumpre mandados e sequestro de aeronaves em 12 estados e no DF

Mandados da operação foram cumpridos em 12 estados e no DFMandados da operação foram cumpridos em 12 estados e no DF - Foto: Divulgação/Polícia Federal

Uma megaoperação contra tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro foi deflagrada pela Polícia Federal (PF) nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (18). A Operação Além-Mar teve determinada pela Justiça Federal em Pernambuco o sequestro de sete aviões, cinco helicópteros, 42 caminhões e 35 imóveis, entre urbanos e fazendas. Os bens são apontados como ligados ao esquema criminoso. Ainda foi ordenado um bloqueio judicial de R$ 100 milhões.

Ao todo foram expedidos 139 mandados de busca e apreensão e 50 mandados de prisão - sendo 20 de prisão preventiva e 30 de prisão temporária. As ordens judiciais são dirigidas a endereços de outros 11 estados, além de Pernambuco e do Distrito Federal: Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e São Paulo.

De acordo com as investigações da Polícia Federal, que tiveram início em 2018, quatro organizações criminosas autônomas atuavam em conexão para viabilizar o esquema do tráfico internacional de drogas. Toneladas de cocaína foram exportadas para a Europa a partir de portos do Brasil, especialmente o Porto de Natal, no Rio Grande do Norte.
 

Durante os meses de março e julho deste ano, apesar da situação de emergência de saúde pública e isolamento social impostos pela pandemia de Covid-19, o esquema não foi interrompido. Segundo a PF, foram apreendidas 1,5 tonelada de cocaína no período.

Quatro organizações criminosas autônomas, atuando em conexão, viabilizavam o esquema de tráfico internacional de drogas investigado, por meio do qual toneladas de cocaína foram exportadas para a Europa via portos brasileiros, especialmente no Porto de Natal/RN. 
 

Operação Além-Mar determinou sequestro de 12 aeronavesJustiça determinou sequestro de 12 aeronaves, entre helicópteros e aviões (Foto: Divulgação/Polícia Federal)

Na fase sigilosa das investigações da Além-mar, a polícia prendeu 12 pessoas e apreendeu mais de 11 toneladas de cocaína, no Brasil e na Europa. Entre os presos, diz a PF, estava um traficante que permaneceu foragido da Justiça brasileira por 10 anos e era procurado pela Polícia Federal e pela National Crime Agency (NCA) do Reino Unido, a organização do país para combater o crime organizado. A prisão ocorreu na cidade de Jundiaí, em São Paulo, em março de 2019.

Segundo a PF, uma das quatro organizações criminosas era estabelecida no Recife e integrada por empresários do setor de transporte e cargas, funcionários e motoristas de caminhão e organizava a logística do transporte rodoviário da droga e armazenamento da carga até a ocultação nos contêineres nos terminais portuários.

As demais organizações eram estabelecidas no estado de São Paulo, sendo duas na capital e uma na cidade de Campinas. A logística era similar à da organização com sede no Recife. 

A droga era primeiramente "internada" após entrar pela fronteira com o Paraguai. Em seguida, o material ficava armazenado no interior de São Paulo para depois ser transportado para as regiões de embarque nos portos e armazenamento em galpões. Por fim, a fase de transporte internacional encaminhava a droga a navios de carga ou veleiros.

A PF divulgou alguns dos nomes dos alvos presos pela operação:

- Ronelson Cândido
- Antônio Rigleuvan Lo Felix
- Wanderley Gonçalves
- Cícero Benedito dos Santos
- Carlos Henrique Inácio da Silva
- Dijalma Silva da Cruz Filho
- Ademir Albuquerque 
- Ângelo Cristiano da Trindade
- Paulo Henrique de Souza Paiva
- Carlos Augusto Santos Paranhos
- Ricardo Pires Ambrozio Judivam
- Adelson Santos Mendes
- Marcelo Gueiros da Silva
- Fernando Cesar Santos
- José Marcos Soares Ancieto
- Cosme José de Souza
- José Luciano Silva Santos
- Sérgio de Arruda Quintiliano Neto
- Romilton Queiroz Hosi
- Ronelson Cândido Martins

Veja também

Venezuelanos no exterior dizem que são impedidos de realizar registro para votar nas eleições
MUNDO

Venezuelanos no exterior dizem que são impedidos de realizar registro para votar nas eleições

Ministério da Saúde do Hamas registra 32.552 mortes na guerra de Gaza
GUERRA NO ORIENTE MÉDIO

Ministério da Saúde do Hamas registra 32.552 mortes na guerra de Gaza

Newsletter