Notícias

Laudo confirma o fenômeno maré vermelha em Muro Alto

A CPRH afirma que não há mais risco de contaminação para banhistas e pescadores da região

Muro Alto, uma das praias mais conhecidas de Porto de GalinhasMuro Alto, uma das praias mais conhecidas de Porto de Galinhas - Foto: Divulgação/Águila Comunicação

A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) confirmou que a mancha vermelha e os peixes mortos compreendidos na área de 100 metros de extensão da praia de Muro Alto, em Ipojuca, no Grande Recife, se tratavam do fenômeno natural chamado de maré vermelha. O laudo divulgado pela CPRH apontou a presença de floração de cianobactérias, o que já foi registrado no mesmo local em anos anteriores.

“A floração algal, geralmente sazonal e de caráter transitório, conduz ao crescimento destes organismos na coluna de água, resultando numa acentuada redução da transparência, coloração e frequentemente na presença de odor e sabor nas águas. Este fenômeno é, em geral, consequência do enriquecimento da massa d’água com nutrientes”, explica a Nota Técnica emitida pelo laboratório. 

De acordo com o engenheiro florestal e presidente da CPRH, Eduardo Elvino, não há mais risco de contaminação para banhistas e pescadores da região. “Por ser um fenômeno muito pontual e, pela própria natureza já o ter dissipado, as toxinas já não estão mais presentes naquela área. O consumo de peixes e o mergulho em Muro Alto já estão liberados”, declarou.

Com o alto nível de salinidade, a maré baixa e a presença de material orgânico, agentes da CPRH, a pedido da secretária de Meio Ambiente e Controle Urbano da Prefeitura de Ipojuca estiveram no local semana passada e levantaram a hipótese da maré vermelha, que ocorre nessas condições entre os períodos de março e outubro.

“Isso ocorre quando há um afloramento de algas marinhas que atingem seu pico de reprodução. Elas liberam uma toxina que tira o oxigênio da água, ocasionando a morte de peixes e crustáceos", explicou Elvino.

E é a própria natureza que se encarrega de diluir o evento natural, dependendo das condições climáticas e o nível da maré. Apesar de o nome se referir à cor vermelha, a coloração provocada por esses mini plânctons também podem aparecer na cor amarelada, alaranjado ou marrom.

Veja também

Papa lava pés de 12 mulheres em presídio de Roma
RITUAL

Papa lava pés de 12 mulheres em presídio de Roma

Colapso de ponte em Baltimore pode levar a maior pagamento de seguro marítimo
EUA

Colapso de ponte em Baltimore pode levar a maior pagamento de seguro marítimo

Newsletter