Laurent abre sua escola para a cozinha brasileira

Chef paraibano foi convidado para ministrar o módulo inédito

Onildo Rocha, da Cozinha Roccia, é o convidado de LaurentOnildo Rocha, da Cozinha Roccia, é o convidado de Laurent - Foto: Wagner Ramos/Divulgação

A principal escola de gastronomia clássica do País, a Laurent Suaudeau, em São Paulo, vai abrir as portas, pela primeira vez, para um curso de cozinha brasileira. E será com um profissional nordestino à frente das aulas. De 13 a 15 de junho, Onildo Rocha, de João Pessoa, será o responsável pela ementa do curso inédito a convite do fundador da Escola e um dos seus mestres na profissão.

Durante três dias, ele repassa conhecimentos sobre a cozinha brasileira contemporânea que desenvolve em seu restaurante Cozinha Roccia, desde a mise-en-place. Promete compartilhar nada menos que 13 receitas, algumas presentes no cardápio do Roccia, como a macaxeira folhada com pasta de rabada, poivre de aroeira e agrião, e costela no bafo com xerém de milho, roti de rapadura e picles de maxixe.

Não conversei com Laurent, mas não é difícil entender a escolha do nome de Onildo para um momento histórico da Escola Laurent: o chef tem uma cozinha altamente técnica e potente, traduzindo de forma exemplar o terroir do seu pedaço de Nordeste. Assim como os outros cursos regulares da escola, este módulo é oportunidade imperdível para quem atua em cozinha profissional. Mais informações: 11 - 3887.0170 e no site.

LEMBRANÇA QUE FICA
Em todo Brasil, 90% dos restaurantes que integram a Associação da Boa Lembrança já lançaram os seus pratos 2018. Em Pernambuco, das 15 casas associadas, 11 já oferecem as novas receitas: Beijupirá Porto, Carneiros e Olinda, Munganga Bistrô, Nez, Oficina do Sabor, Oma, Ponte Nova, Tio Pepe, Varanda e Wiella. A previsão é que até o fim de maio, todos os restaurantes da rede atualizem o prato do ano.

COLETIVO
Os chefes do Retetéu e do Cá-Já, Thiago das Chagas e Yuri Machado, dão Oficina de Gastronomia Sustentável: PANCS e Flores Comestíveis, no dia 25 de maio, durante a Semana Bloom - Por Cidades Mais Leves. A entrada pode ser comprada no www.sympla.com.br/semanabloom2018. A aula vai rolar no Telhado Verde da ONG Comunidade Pequenos Profetas (@pequenos_profetas), no bairro de São José. Medicina natural e cultivo de temperos também será tema de palestra do médico Celerino Carricone no mesmo dia.

BURGER VEGGIE
Mariana Dias, chef executiva do Greenmix, assina o novo sanduíche da hamburgueria Brooklyn Burger, em Piedade. O hambúrguer de grãos e cereais leva aïoli de grão-de-bico, relish de tomate e pão vegano sem glúten.

PUGLIESI E PISSANI
Armando Pugliesi e a Pissani Massas Gourmet promovem jantar de degustação dos novos pratos do chef no Hot Cozinha Casual, na próxima quinta, 24. Entre as estreias, os raviólis recheados com queijo Serra da Canastra e castanhas caramelizadas ao coulis de frutas vermelhas.

DESEMBARQUE
A rede de pizzarias Vignoli, de Fortaleza, vai abrir sua 13ª unidade, e primeira no Recife, no início de junho, no RioMar. É conhecida pela massa de espessura fina sem ovo e leite.

*É editora do caderno Sabores e escreve quinzenalmente nesse espaço. Instagram: @quintopecado