Ter, 09 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Lavrov e Rubio concordam em 'cooperar' para resolver conflito na Ucrânia, diz Rússia

Os diplomatas afirmaram, ainda, que pretendem restabelecer "um diálogo mutualmente respeitoso"

Ministro russo das Relações Exteriores, Serguei LavrovMinistro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov - Foto: Bryan R. Smith / AFP

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, e o secretário de Estado americano, Marco Rubio, concordaram em retomar o diálogo e expressaram a vontade de "cooperar" para resolver o conflito na Ucrânia, durante uma conversa telefônica, informou a chancelaria russa neste sábado (15).

A chancelaria russa declarou que ambos os diplomatas expressaram uma "vontade mútua de cooperar em questões internacionais atuais, incluindo um acordo sobre a Ucrânia, a situação em torno da Palestina e todo o Oriente Médio, bem como outras áreas da região".
 

Lavrov e Rubio "concordaram em retomar os contatos regulares para a preparação para uma cúpula russo-americana de alto nível".

Além disso, os diplomatas "confirmaram sua disposição em trabalhar para restabelecer um diálogo intergovernamental mutuamente respeitoso em linha com o tom estabelecido pelos presidentes", acrescentou a chancelaria russa.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o seu par americano, Donald Trump, conversaram por telefone na quarta-feira.

Segundo o republicano, ambos concordaram em estabelecer negociações "imediatas" para encerrar o conflito na Ucrânia.

Veja também

Newsletter