Leão estreia contra o Danúbio/URU na Sul-Americana

Certame terá um total de 44 equipes, sendo seis brasileiras. A edição 2017 traz várias novidades

Ilha do Retiro, casa do SportIlha do Retiro, casa do Sport - Foto: Carlos Ezequiel Vanonni/Sport Recife

Um dos seis times nacionais na Copa Sul-Americana de 2017, o Sport fará sua estreia contra o Danubio, do Uruguai. O certame, que passou por diversas modificações e será realizado durante toda a temporada, tem início previsto para o dia 28 de fevereiro.

O sorteio foi realizado na sede da Conmebol, no Paraguai, e definiu os confrontos dos brasileiros da seguinte forma: Corinthians x Universidad de Chile/CHI, Defensa y Justicia/ARG x São Paulo, Cruzeiro x Nacional/PAR, Fluminense x Liverpool/URU e Ponte Preta x Gimnasia y Esgrima/ARG. O São Paulo é, entre os brasileiros, o único que fará o jogo da volta em casa.

A Sul-Americana, assim como a Libertadores, passou por modificações para a atual edição. Ambas ocorrerão em paralelo, assim como os dois torneios europeus, a Liga dos Campeões e a Liga Europa. Até 2016, a Libertadores era disputada no primeiro semestre e a Sul-Americana, no segundo.

Outra alteração é a regra de que times de um mesmo país não se enfrentam na primeira fase. Até a edição passada, os clubes brasileiros duelavam, obrigatoriamente, já na etapa inicial, bem como os argentinos.

A Sul-Americana será disputada em seis fases de eliminação direta (mata-mata). Serão 44 clubes na primeira. Na segunda, os 22 classificados se juntarão a dez equipes eliminadas da Copa Libertadores, e os 32 times se enfrentarão em mais um mata-mata.

A partir daí, seguem os confrontos de oitavas, quartas, semi e final. Todos os duelos serão de ida e volta. Bem como em 2016, o campeão da Sul-Americana assegurará vaga na fase de grupos da próxima Libertadores. A Chapecoense, atual campeã da competição, foi homenageada durante o sorteio.

Veja também

Hyundai e Petz fazem parceria para incentivar adoção responsável de animais
Folha Pet

Hyundai e Petz fazem parceria para incentivar adoção responsável de animais

MPF alertava sobre risco de incêndio na Cinemateca desde julho de 2020
SÃO PAULO

MPF alertava sobre risco de incêndio na Cinemateca desde julho de 2020