Educação

Lei proíbe abordagens negacionistas e revisionistas do Holocausto nas escolas de Pernambuco

Escola da Rede Municipal de OlindaEscola da Rede Municipal de Olinda - Foto: Sandro Barros/Prefeitura de Olinda

Lei publicada na edição desta sexta-feira (24) do Diário Oficial da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) proíbe, no Estado, o ensino ou a abordagem disciplinar do Holocausto sob os prismas do negacionismo ou revisionismo histórico.

De autoria da deputada estadual Priscila Krause, a lei institui que o Holocausto seja identificado nas escolas de Pernambuco como genocídio e crime de lesa-humanidade, de forma a levantar entre os estudantes a reflexão sobre a cultura de valorização da vida e de respeito aos direitos humanos.

O texto da Lei prevê que essa proibição de abordagem negacionista ou revisionista vale para todo o sistema estadual de educação básica, que inclui os ensinos infantil, fundamental e médio, tanto da rede pública, quanto da rede privada.

O ensino do Holocausto nas escolas do Estado também deverá conduzir à discussão sobre as razões geopolíticas e sociais que levaram  ao quadro e falar sobre as ações de resistência ao regime fascista.

Durante a tramitação do projeto na Alepe, a deputada justificou que abordar o Holocausto sob visões negacionistas ou revisionistas configuaram, na prática, os crimes de apologia ao nazismo e racismo.

Já em vigor, a lei foi promulgada pelo presidente da Alepe, o deputado Eriberto Medeiros.

Por meio de nota enviada à reportagem, a Secretaria de Educação e Esportes (SEE) informou que vai analisar todos os detalhes da lei para avaliar os projetos que serão desenvolvidos para atender à demanda.

A professora de História Gizelly Medeiros classifica a lei como necessária e importante para o tempo que a sociedade brasileira atravessa. "Agora, precisamos defender o óbvio. Diante do contexto político que estamos vivendo, do contexto extremista, estamos percebendo, sim, que, na sala de aula, existe um movimento crescente em relação à apologia ao nazismo e se não é apologia, é de simpatizantes", disse a educadora. 

Ela acrescenta que observa uma adesão maior de jovens aos ideais supremacistas defendidos pelos nazistas. "Infelizmente chegamos nesse tempo tão difícil que para falarmos tudo o que aconteceu no nazismo, para não deixarmos para trás todo o horror do Holocausto, precisamos nos amparar numa lei para passar essa informação para os nossos alunos. A sociedade jamais pode esquecer o que aconteceu no Holocausto para que de fato isso não se repita", finalizou Gizelly. 

Holocausto
O Holocausto foi o genocídio e crime de lesa-humanidade praticado e patrocinado pelo Estado Alemão Nazista, sob o controle de Adolf Hitler e do Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães, entre 1939 e 1945, período da Segunda Guerra Mundial. 

Os dados históricos apontam que cerca de seis milhões de judeus foram mortos na ação sistemática de extermínio desse povo praticado pelos nazistas.

Veja também

Venezuelanos no exterior dizem que são impedidos de realizar registro para votar nas eleições
MUNDO

Venezuelanos no exterior dizem que são impedidos de realizar registro para votar nas eleições

Ministério da Saúde do Hamas registra 32.552 mortes na guerra de Gaza
GUERRA NO ORIENTE MÉDIO

Ministério da Saúde do Hamas registra 32.552 mortes na guerra de Gaza

Newsletter