Maconha

Lei sobre descriminalização da maconha avança no Congresso dos EUA

Câmara dos Representantes dos Estados Unidos votou a favor de descriminalizar a maconha

CannabisCannabis - Foto: Juan Mabromata/AFP

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos votou pela primeira vez, nesta sexta-feira, a favor de descriminalizar a maconha, um passo importante para alinhar as leis federais às de vários estados e países que liberaram o uso da cannabis.

Controlada pelos democratas, a Câmara aprovou com facilidade o projeto, por 228 votos a 164. As chances, no entanto, são bem menores no Senado, onde os republicanos são maioria.

O projeto pretende retirar a maconha da Lei Federal de Substâncias Controladas, que a classifica, ao lado da heroína e da cocaína, como um narcótico perigoso e impõe penas severas. A inclusão da cannabis nessa lista desalinha o governo federal de estados que já legalizaram a cannabis para uso médico ou optaram por liberá-la completamente e regularizaram o consumo recreativo.

O projeto de lei federal é resultado de cinco décadas de apoiadores fazendo lobby para que o governo federal reconheça os danos relativamente baixos infligidos pelo uso de cannabis em comparação com outras drogas, além do fracasso em reprimir o tráfico enquanto prendia centenas de milhares de pessoas por pequenos delitos.

Se aprovada, a proposta anularia os registros de muitos que foram presos pelo uso de maconha e pediria a revisão das sentenças daqueles que estão presos por acusações federais relativas à cannabis. Permitiria, ainda, que os estados estabelecessem suas próprias leis, mas também lançaria uma regulamentação e tributação federal do setor, como acontece com o álcool.

"Durante muito tempo, tratamos a maconha como um problema de justiça, em vez de uma questão de escolha pessoal e saúde pública", declarou o legislador democrata Jerry Nadler, que redigiu o projeto. "O reconhecimento crescente nos estados mostra que o status quo desse assunto é inaceitável."

 'Economia violenta'

Os democratas argumentaram que os americanos negros sofreram muito mais do que os brancos com prisões e condenações; que a descriminalização federal permitiria aos veteranos feridos melhor acesso à maconha medicinal; e que os bloqueios federais às pesquisas sobre a maconha que existem há muito tempo acabariam.

Alguns republicanos opinaram que a lei irá incentivar o consumo; outros criticaram que a mesma criaria uma nova camada de burocracia e impostos para o Departamento do Tesouro.

 

O deputado republicano pela Califórnia Tom McClintock declarou que votou a favor da lei porque legalizar e regulamentar a cannabis irá tirar a indústria das mãos de narcotraficantes e quadrilhas violentas. "Temos que reconhecer que a lei de proibição causou muito mais danos. Gerou uma economia violenta clandestina."

Dia histórico

A Organização Nacional para a Reforma das Leis sobre a Maconha, que existe há mais de cinco décadas, opinou que trata-se de um dia histórico. "Os deputados assentaram a base para um momento-chave legislativo muito necessário em 2021", declarou. 

Cada vez mais, a posição federal dos Estados Unidos se afasta da tendência internacional. Seu vizinho do norte, Canadá, legalizou totalmente a maconha em 2018 e já possui uma série de grandes empresas fazendo seu cultivo e comércio.

O México também teve um avanço em direção à legalização da maconha para uso recreativo e medicinal no mês passado, quando o Senado aprovou um projeto de lei que visa a reduzir a violência ligada ao tráfico de drogas, destinado, em grande parte, aos Estados Unidos.

A votaçao aconteceu dois dias após uma decisão histórica tomada pela ONU, cuja Comissão de Narcóticos retirou a cannabis de sua lista de drogas mais perigosas, de onde constava há 59 anos.

Veja também

Após dois anos de polêmicas, Parlamento britânico aprova lei para enviar imigrantes para Ruanda
MUNDO

Após dois anos de polêmicas, Parlamento britânico aprova lei para enviar imigrantes para Ruanda

Entenda problema de saúde que fez motorista ser condenado por dirigir embriagado na Bélgica
SAÚDE

Entenda problema de saúde que fez motorista ser condenado por dirigir embriagado na Bélgica

Newsletter