Educação

Liberadas a partir de hoje aulas práticas em cursos técnicos de nível médio em Pernambuco

As instituições de ensino precisarão seguir o protocolo do setor que tem entre as determinações o uso obrigatório de máscara

SenaiSenai - Foto: Divulgação

Mais um passo na retomada das atividades em Pernambuco será dado hoje com a liberação das aulas práticas nos cursos técnicos de nível médio, interrompidas em março por conta da pandemia. As instituições de ensino precisarão seguir o protocolo do setor que tem entre as determinações a distância mínima de um metro e meio entre estudantes e trabalhadores, além do uso obrigatório de máscara por todas as dependências das unidades educacionais. De acordo com a Secretaria Estadual de Educação (SEE) o decreto com a autorização e detalhes sobre o retorno desse segmento seria publicado no Diario Oficial de hoje. 

Cursando o terceiro módulo de Informática, Gabriel Pereira, 23 anos, conta que estava ansioso para voltar a ter aulas presenciais. "Acredito que está no momento para essa retomada, mas é importante cada pessoa se autocuidar e seguir as recomendações médicas de prevenção ao coronavírus", afirma. Gabriel diz ainda que se sente seguro por conta das medidas que estão sendo tomadas pela instituição onde ele estuda. "Espero que dê tudo certo, pois acho muito melhor o ensino presencial do que remoto porque sinto que aprendo mais, me sinto à vontade para tirar mais dúvidas", compara.

Gabriel é um dos mais de cinco mil alunos da unidade do Grau Técnico que funciona no bairro da Boa Vista, Centro do Recife. Segundo o gerente de Marketing da instituição, Elielson Filho, os estudantes serão divididos em grupos e haverá um revezamento, para manter o distanciamento recomendado pelas autoridades sanitárias dentro do ambiente de aprendizagem. Enquanto parte dos alunos assiste às aulas presenciais, outra estará acompanhando a aula na ferramenta EAD. Na próxima seguinte, os grupos se invertem. "Oferecemos 20 cursos e todos têm atividade prática, em áreas como administração, saúde e tecnologia. Mas a gente praticamente não parou. Quando veio a pandemia adiantamos as disciplinas teóricas por uma plataforma on-line", disse.

Desde o mês de julho, após decreto do Executivo, o Senai Pernambuco retomou aulas práticas presenciais dos cursos de Qualificação e Aperfeiçoamento. A expectativa é retomar as atividades dos cursos técnicos a partir da próxima segunda-feira (21). De acordo com a diretora de Educação do Senai, Carla Abigail, além das normas do Governo do Estado, foi montado um protocolo da própria instituição para garantir a segurança de estudantes e colaboradores. "Estamos com equipes nas nossas escolas voltadas exclusivamente para o monitoramento e cumprimento dessas regras", disse. No Senai o retorno será gradativo, dividindo as turmas em grupos de acordo com a capacidade de cada laboratório, segundo Carla Abigail.

Referência no ensino público, o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) decidiu manter as atividades de forma remota. Por meio da assessoria de imprensa, o IFPE informou que algumas atividades práticas já estão ocorrendo de forma remota. "A legislação em vigor, encaminhamentos do Ministério da Educação e portaria interna da instituição permitem essas práticas remotas, tanto na modalidade do ensino técnico quanto na educação superior. As atividades são planejadas de acordo com cada curso e até cada disciplina", disse em nota. O Instituto afirmou que avalia periodicamente todos os cenários nas regiões por onde estão localizados seus 16 campi e polos de EAD, visando retomar as atividades de ensino com total segurança.

Veja também

Na favela quase todo mundo conhece alguém que teve covid-19
Coronavírus

Na favela quase todo mundo conhece alguém que teve covid-19

Pernambuco registra 846 novos casos da Covid-19 e 29 mortes nas últimas 24h
Coronavírus

Pernambuco registra 846 novos casos da Covid-19 e 29 mortes nas últimas 24h