Dom, 07 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Ataque

Líder dos rebeldes do Iêmen ameaça retaliar ataques dos EUA no Mar Vermelho

Rebeldes huthis têm realizado múltiplos ataques contra embarcações comerciais que consideram vinculadas a Israel

Navio de guerra americano USS Mason abateu um drone e um míssil balístico no sul do Mar Vermelho Navio de guerra americano USS Mason abateu um drone e um míssil balístico no sul do Mar Vermelho  - Foto: Katrina Parker/ SERVIÇO DE NOTÍCIAS VISUAL DA MARINHA DOS EUA / AFP

O líder dos rebeldes huthis do Iêmen, Abdel Malek al Huthi, ameaçou, nesta quinta-feira (11), responder a qualquer ataque dos Estados Unidos no Mar Vermelho.

Desde o início da guerra na Faixa de Gaza entre Israel e o movimento islamista Hamas em 7 de outubro, os rebeldes huthis têm realizado múltiplos ataques contra embarcações comerciais que consideram vinculadas a Israel, em nome da solidariedade ao povo do território palestino.

Para proteger o tráfego marítimo nesta região estratégica, por onde transita 12% do comércio mundial, os Estados Unidos, principal aliado de Israel, criaram uma coalizão internacional em dezembro.

"Nenhum ataque americano ficará sem resposta. E não será como a operação realizada recentemente com mais de 24 drones e vários mísseis, mas mais importante", disse Al Huthi em um discurso exibido pela emissora Al Masirah.

As forças americanas e britânicas derrubaram 18 drones e três mísseis huthis na terça-feira.

Os rebeldes, próximos do Irã, assumiram responsabilidade pela operação, em resposta, segundo eles, a outra operação dos Estados Unidos em 31 de dezembro.

Nesse dia, respondendo a um pedido de ajuda de uma embarcação comercial, helicópteros da Marinha americana afundaram três barcos rebeldes, matando dez tripulantes.

Veja também

Newsletter