França

Macron assume 'completamente' suas declarações polêmicas sobre não vacinados

A três meses das eleições presidenciais, o presidente frânces voltou a chamar as pessoas não vacinadas contra a Covid-19 de irresponsáveis

Presidente francês, Emmannuel Macron,Presidente francês, Emmannuel Macron, - Foto: Darko Vojinovic / POOL / AFP

O chefe de Estado francês, Emmanuel Macron, assumiu "completamente" nesta sexta-feira (7) suas declarações polêmicas desta semana sobre as pessoas não vacinadas contra a Covid-19, as quais voltou a chamar de "irresponsáveis" a três meses das eleições presidenciais.

"Alguns podem ficar impressionados por uma maneira de falar que parece coloquial e que assumo completamente", disse Macron em entrevista coletiva junto à chefe da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, sobre a presidência francesa da União Europeia (UE).

"O que me impressiona é a situação [sanitária] em que estamos. A verdadeira fratura do país é esta: quando alguns fazem de sua liberdade, que se transforma em uma irresponsabilidade, um slogan", acrescentou o presidente.

Macron afirmou em entrevista publicada na terça-feira pelo jornal Le Parisien que deseja "irritar até o fim" as pessoas não vacinadas, em declarações inesperadas que provocaram críticas de toda oposição, da esquerda radical à extrema-direita.

O presidente liberal, que ainda não confirmou sua candidatura à reeleição, usou em francês o verbo "emmerder", uma gíria coloquial incomum para um chefe de Estado e que pode ser traduzida como "incomodar", "irritar", ou "complicar a vida".

Para os observadores, com esta polêmica, Macron tentou chamar a atenção dos defensores da vacinação e impor o tema da pandemia de Covid-19, em uma pré-campanha eleitoral protagonizada pelos temas da direita: migração e insegurança.

Os não vacinados "não apenas colocam em perigo a vida dos outros, como também limitam a liberdade dos demais, e isso não posso aceitar", destacou Macron nesta sexta-feira, reiterando que sua estratégia para sair da crise sanitária passa por "vacinar, vacinar, vacinar".

Veja também

Cobertura vacinal contra a pólio no Brasil melhora, diz Unicef
Imunização

Cobertura vacinal contra a pólio no Brasil melhora, diz Unicef

Musk também critica Austrália após Justiça determinar remoção de vídeo de esfaqueamento do X
disputa

Musk também critica Austrália após Justiça determinar remoção de vídeo de esfaqueamento do X

Newsletter