Venezuela

Maduro pede ajuda da ONU para 'desativar campos minados' na fronteira com a Colômbia

Na região, desde o final de março, estão sendo travados confrontos

Venezuelanos que se deslocaram por causa dos combates entre militares venezuelanos e um armado colombianoVenezuelanos que se deslocaram por causa dos combates entre militares venezuelanos e um armado colombiano - Foto: Vanessa Jimenez/AFP

A Venezuela vai pedir "ajuda imediata" à Organização das Nações Unidas (ONU) para "desativar os campos minados" que grupos irregulares plantaram, segundo Caracas, na fronteira com a Colômbia, onde confrontos estão sendo travados desde o final de março, anunciou o presidente venezuelano, Nicolás Maduro.

O ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Jorge Arreaza, "dirige um comunicado ao secretário-geral Antonio Guterres das Nações Unidas para solicitar ajuda emergencial imediata para que tragam todas as técnicas para desativar os campos minados deixados por esses grupos irregulares de assassinos e traficantes de drogas vindos da Colômbia", disse Maduro em um discurso televisionado.

As Forças Armadas da Venezuela realizam operações militares no estado de Apure (oeste), na fronteira com a Colômbia, onde são registrados confrontos desde 21 de março, reportados pelas autoridades dos dois países.

Desde então, essas operações deixaram seis soldados e nove "terroristas" mortos, além de mais de 30 detidos, segundo balanço do governo venezuelano. 

A Venezuela enfrenta "grupos orgânicos e articulados ao Exército colombiano, ao governo de Iván Duque" que "se vestem de guerrilheiros para servir às rotas do narcotráfico", acusou Maduro, que destacou que há duas semanas iniciou a "expulsão" de tais grupos do território venezuelano.

"Já desalojamos vários acampamentos. Eles deixaram o território minado, trouxeram a prática das minas antipessoal (...) para a Venezuela. Perdemos vários soldados venezuelanos para as minas terrestres. Assassinos!", exclamou.

O Comando Operacional Estratégico das Forças Armadas da Venezuela assegurou no Twitter que utilizou "fogo de artilharia contra grupos irregulares armados colombianos terroristas".

Maduro reconheceu no domingo passado a possibilidade de dissidentes da guerrilha dissolvida das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) serem responsáveis por confrontos com militares e ataques a civis na fronteira colombiano-venezuelana.

O próprio presidente e outros altos funcionários venezuelanos evitaram identificar os irregulares como dissidentes da guerrilha esquerdista desmobilizada.

As autoridades colombianas indicaram, por sua vez, que a operação foi um golpe contra uma ala de membros dissidentes das FARC.

Os dois países, que dividem uma fronteira porosa de 2.200 quilômetros, romperam relações depois que o governo Duque reconheceu o opositor Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela em janeiro de 2019.

Embora Guaidó seja reconhecido como presidente interino por cinquenta países, com os Estados Unidos, Maduro mantém o poder com o apoio das Forças Armadas.

 

Veja também

Israel e Hamas, 200 dias de guerra sem sinais de trégua
conflito no oriente médio

Israel e Hamas, 200 dias de guerra sem sinais de trégua

Dezenas de tremores abalam Taiwan poucas semanas após semanas terremoto fatal
terremotos

Dezenas de tremores abalam Taiwan poucas semanas após semanas terremoto fatal

Newsletter