Notícias

Maioria dos governadores de Pernambuco veio da classe média

Cid elegeu-se governador em 1958 após liderar uma campanha contra o Código Tributário

Inaldo SampaioInaldo Sampaio - Foto: Colunista

Genro do empresário Edson Mororó, que fundou e fez crescer em Belo Jardim a fábrica de baterias Moura, o executivo Paulo Sales está com o nome posto na arena como possível candidato a governador em 2018 com apoio de parte do empresariado. Seria de fato muito bom que nossos empresários participassem mais da vida pública, como já ocorre em outros estados. Mas é importante também ter em mente que Pernambuco, historicamente, sempre elegeu políticos de classe média para gerir os seus destinos. É uma tradição que vem de longe (1946), incluindo os que foram eleitos diretamente pelo povo, indiretamente pela Assembleia Legislativa e os vices que concluíram o mandato dos titulares. Veja a lista: Barbosa Lima Sobrinho, Agamenon Magalhães, Etelvino Lins, Cordeiro de Farias, Cid Sampaio, Miguel Arraes, Paulo Guerra, Nilo Coelho, Eraldo Gueiros, Moura Cavalcanti, Marco Maciel, José Ramos, Roberto Magalhães, Gustavo Krause, Miguel Arraes (pós exílio), Carlos Wilson, Joaquim Francisco, Jarbas Vasconcelos, Mendonça Filho, Eduardo Campos, João Lyra Neto e Paulo Câmara. Nilo e João Lyra tinham vínculo com grupos empresariais, mas não chegaram ao poder por causa disto e sim por serem políticos. A exceção que confirma a regra foi Cid, que ganhou a eleição como empresário (1958) após liderar uma campanha contra o Código Tributário.

O anti Lula
Na política nem sempre é bom o candidato se apresentar, apenas, como “anti” alguma coisa. É preciso ser, também, “a favor” de algo. O prefeito de SP, João Dória (PSDB), que estará no Recife depois de amanhã, está construindo sua imagem como o “anti Lula”, a quem já chamou de “covarde”, “mentiroso”, “ladrão”, “sem-vergonha” e “maior cara de pau” do país. Alckmin, mais sábio e mais polido, diz apenas que não “seria ruim” um “tira-teima” com o ex-presidente em 2018, para tentar vingar-se de 2006, quando foi derrotado por ele com José Jorge (PE) na vice.

Reduto > Lula iniciará, depois de amanhã, um roteiro de visita aos 9 estados do Nordeste, começando por Feira de Santana (BA), poderoso reduto do Democratas. O prefeito José Ronaldo elegeu-se agora pela 4ª vez (71% dos votos), após ter sido deputado estadual e federal.

Palestra> O procurador Marco Antonio Rodrigues (RJ) fará palestra no Recife, na próxima 6ª feira, num encontro de advocacia sobre “Negócios processuais e Fazenda pública”. Será no Teatro Eva Herz da Livraria Cultura (Shopping RioMar). O evento tem o apoio da Associação dos Procuradores do Município do Recife.

Traje > O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) participou de três encontros com líderes políticos do Sertão trajando uma camiseta com a inscrição “Fair Play”. Para quem não lembra, é o nome da operação da PF que investiga suposto um superfaturamento na Arena Pernambuco.

Codevasf > Michel Temer nomeou um afilhado político do deputado Heráclito Fortes (PSB-PI) para a direção geral da Codevasf - Antônio Avelino Rocha de Neiva - mas não fará mudança na superintendência de Petrolina, onde está um liderado político da família “Coelho”: Aurivalter Cordeiro.

Veja também

Estudantes protestam na Argentina contra ajustes nas universidades públicas
Argentina

Estudantes protestam na Argentina contra ajustes nas universidades públicas

Israel e Hamas, 200 dias de guerra sem sinais de trégua
Israel

Israel e Hamas, 200 dias de guerra sem sinais de trégua

Newsletter