Coronavírus

Maioria dos pacientes com BA.4 em Pernambuco não completou esquema vacinal contra Covid-19

Dado faz parte de primeiro levantamento genético no Estado que confirmou a circulação da subvariante da ômicron

Testagem da Covid-19Testagem da Covid-19 - Foto: Peter Ilicciev/Fiocruz

Levantamento do Instituto Aggeu Magalhães (Fiocruz-PE) em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) divulgado na segunda-feira (13) mostra que, dos nove primeiros pacientes diagnosticados com a subvariante BA.4 da ômicron em Pernambuco, seis não tinham completado seus esquemas vacinais.

Três dos pacientes não estavam sequer imunizados com a primeira dose, dois não tinham recebido a terceira dose e uma só tinha registro da primeira aplicação, segundo a SES-PE.

A nova rodada de sequenciamento genético analisou 101 amostras coletadas entre 16 e 23 de maio, com as nove confirmações para a BA.4 - sendo cinco mulheres e quatro homens, com idades entre 22 e 74 anos.

Sete dos pacientes moram no Recife e os outros dois, em Paulista e Jaboatão dos Guararapes, ambas na Região Metropolitana do Recife. Oito foram assintomáticos e um teve sintomas leves. Nenhum desenvolveu quadro de maior gravidade.

“A confirmação da BA.4 no nosso território ratifica a necessidade da população tomar as doses de reforço, de acordo com o público elegível para cada reforço. Estas doses proporcionam o aumento da quantidade de anticorpos no organismo, ampliando a proteção e reduzindo a chance de infecção ou reinfecção, assim como formas graves da doença e óbitos", afirmou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Anteriormente, o Estado já havia confirmado a circulação das subvariantes BA.1 e BA.2 da cepa ômicron.

Vacinação em Pernambuco
Pernambuco aplicou 19.963.742 doses de vacinas contra a Covid- 19 na sua população, desde o início da campanha de imunização no Estado, em 18 de janeiro de 2021.  

Com relação às primeiras doses, foram 8.259.394 aplicações (cobertura de 93,06%). Do total, 7.421.266 pernambucanos (83,62%) completaram seus esquemas vacinais, sendo 7.245.983 pessoas que foram vacinadas com imunizantes aplicados em duas doses e outros 175.283 pernambucanos que foram contemplados com vacina aplicada em dose única.

Em relação às primeiras doses de reforços (terceira dose), já foram aplicadas 3.816.928 doses (cobertura de 49,62%). Também já foram aplicadas 434.421 segundas doses de reforço (cobertura de 23,5%). 

Veja também

Caminhão desgovernado desce ladeira em marcha ré e atropela motociclista em Abreu e Lima
GRANDE RECIFE

Caminhão desgovernado desce ladeira em marcha ré e atropela motociclista em Abreu e Lima

Venezuelanos no exterior dizem que são impedidos de realizar registro para votar nas eleições
MUNDO

Venezuelanos no exterior dizem que são impedidos de realizar registro para votar nas eleições

Newsletter