Mais 101 tartarugas-de-pente nasceram na praia do Janga, em Paulista

Este é o décimo e último ninho programado para eclodir este ano no município

Mais 101 tartarugas nasciram em Paulista, na RMR Mais 101 tartarugas nasciram em Paulista, na RMR  - Foto: Divulgação

O décimo ninho de tartarugas da Orla de Paulista eclodiu nessa segunda-feira (25) e mais 101 tartarugas-de-pente nasceram. Uma equipe reduzida da Secretaria Executiva de Meio Ambiente (SEMA), que monitora a formação dos ninhos há dois meses, testemunhou o nascimento dos animais na Orla de Pau Amarelo.

“É muito gratificante participar deste momento. A sensação foi maravilhosa, especialmente por estarmos passando um momento de tanta tensão e medo, perdendo familiares e amigos, aí vem a natureza reagindo, se renovando. Acompanhar a luta destas tartaruguinhas tão pequenas, que levam três a quatro dias, cavando de 50 a 60 centímetros, para chegar à superfície, caminhar até o mar e seguir seu destino na imensidão dos oceanos”, declarou o coordenador do Núcleo de Sustentabilidade Urbana, Herbert de Andrade, ao presenciar a caminhada das tartarugas até o mar.

Devido a medida de isolamento social que faz parte das ações de combate ao novo coronavírus, os moradores não puderam acompanhar o nascimento dos filhotes.

Leia também:
Oito estabelecimentos comerciais são fechados durante fiscalização em Paulista
Mais de 130 tartarugas-de-pente nasceram na praia de Enseada dos Corais, na RMR

De acordo com o Núcleo de Sustentabilidade Urbana, este é o último ninho programado para eclodir este ano nas praias de Paulista. A eclosão dos ovos ocorre entre 45 e 60 dias e os profissionais da SEMA monitoram todo o processo de desenvolvimento das tartarugas, desde a formação dos ninhos até a ida dos filhotes ao mar.

Veja também

Maestro Geraldo Menucci, primeiro regente da Banda Sinfônica do Recife, morre de Covid-19
Luto

Maestro Geraldo Menucci, primeiro regente da Banda Sinfônica do Recife, morre de Covid-19

Ministério Público denuncia homem preso por furto de bicicleta no Leblon
Crime

Ministério Público denuncia homem preso por furto de bicicleta no Leblon