Mais 250 mil carros voltam às ruas do Recife esta quinta-feira

Com o início do ano letivo para a rede de ensino particular, as vias da Capital recebe acréscimo no fluxo de veículos

CTTU afirma que reforçará a fiscalização nos corredoresCTTU afirma que reforçará a fiscalização nos corredores - Foto: Arthur Mota

Nesta quinta-feira (1º), com a volta às aulas nas escolas da rede particular, 250 mil veículos devem ocupar as ruas e avenidas do Recife. A estimativa é da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), que reforçará a fiscalização nos corredores com maior concentração de colégios. A operação contará com 30 agentes e orientadores de trânsito por turno, além dos profissionais envolvidos na distribuição de materiais educativos. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) também terá ações em todo o Estado com a turma do Fom-Fom.

Pais ou responsáveis por levar os estudantes às escolas devem ficar atentos. Estacionar em fila dupla, sobre faixa de pedestre ou em desacordo com a sinalização regulamentada na via são infrações graves, com multa de R$ 195,23 e acúmulo de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, o condutor corre o risco de ter o veículo levado para o depósito. Além da fiscalização, as ações da CTTU também terão por objetivo incentivar atitudes para reduzir o volume de veículos nas vias públicas, que aumenta de 20% a 25% nessa época. “É importante conscientizar alunos, responsáveis e professores sobre a importância de aderir a práticas como a carona solidária, por exemplo”, explicou o coordenador do programa municipal de educação para o trânsito, Francisco Irineu.

Leia também:
Segunda etapa do novo plano de circulação da Ilha do Retiro começa sem binário
Novo plano na Ilha do Leite apresenta melhorias sutis no tráfego


Já as ações do Detran terão lançamento às 7h, na Praça do Entroncamento, nas Graças. A campanha “Na Faixa com a Turma do Fom-Fom” terá como foco a responsabilidade do pedestre durante a travessia e dos condutores no respeito à faixa. A novidade é que a iniciativa durará o ano todo, também se estendendo ao Interior, por meio da Caravana Detran nos Municípios. Serão oito abordagens por mês até dezembro.


Veja também

Rio não terá desfile de blocos de rua no carnaval de 2021
carnaval

Rio não terá desfile de blocos de rua no carnaval de 2021

Brasileira está entre as vítimas de atentado na França, informa Itamaraty
internacional

Brasileira está entre as vítimas de atentado na França