Enem 2021

'Mais conteudista': professores avaliam prova do segundo dia do Enem

Neste domingo (28), candidatos responderam 90 questões de matemática e ciências da natureza.

Estudantes de todo o Brasil realizaram a prova do Enem Estudantes de todo o Brasil realizaram a prova do Enem  - Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

Neste domingo (28), milhares de estudantes responderam 90 questões de matemática e ciências da natureza para o segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. Na avaliação de professores das disciplinas envolvidas, a prova deste ano apresentou um nível de dificuldade mais alto, com menos interpretação de textos e mais cobrança sobre domínio de conteúdos, mas sem perder o caráter interdisciplinar do exame.

“A gente teve uma melhor distribuição de temas, mas, ainda assim, houve uma concentração de botânica”, observou o professor de biologia Daniel Senna, do Colégio Boa Viagem (CBV). “Classificaria a prova como de mediana a difícil”.

O professor de química Pietro Sales considerou que não houve muitas surpresas. “Percebe-se uma pulverização de temas que contempla o aluno que dedicou seu tempo para o exame. A prova de química, em relação às anteriores, poderia ter exigido uma profundidade maior”, avaliou. “A prova é conteudista, mas não é cansativa”, complementou o professor de física César Staudinger. “Ela também foi tradicional na divisão de conteúdos. Elétrica, ondulatória, mecânica e termologia são as partes que sempre caem mais”.

Já o professor de matemática Geraldo Silveira considerou a prova tranquila e um pouco mais conteudista do que o esperado. “Predominou a parte de estatística e teve oito questões de geometria. Foi uma prova boa, mais fácil que a do ano passado, e a maioria das questões vinha com contexto”, disse.

Veja também

Brasil bate recorde e passa de 200 mil casos notificados de Covid-19 em 24h pela primeira vezCasos de Covid

Brasil bate recorde e passa de 200 mil casos notificados de Covid-19 em 24h pela primeira vez

ANS aprova inclusão do teste de covid-19 na cobertura de planosTeste de covid

ANS aprova inclusão do teste de covid-19 na cobertura de planos