Mais de 1,1 mil ligações clandestinas de energia foram removidas no período carnavalesco

Maioria das irregularidades encontradas foi cometida por comerciantes informais instalados em ruas e avenidas

Ligações clandestinasLigações clandestinas - Foto: Divulgação

A força-tarefa de fiscalização realizada no Carnaval pela Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) removeu 607 ligações clandestinas, entre o Sábado de Zé Pereira (25) e a Quarta-Feira de Cinzas (1º). Somadas às mais de 500 irregularidades retiradas durante as prévias, as equipes de inspeção conseguiram identificar e desativar mais de 1.100 ligações ilegais de energia que colocavam em risco a vida dos foliões.

As ações se concentraram nos principais focos de animação do Grande Recife. Apenas no trajeto do Galo da Madrugada, foram identificadas e removidas aproximadamente 100 ligações clandestinas. No Domingo de Carnaval, as equipes de fiscalização desativaram 165 gambiarras e na segunda, 77. O maior número de irregularidades foi retirado na terça, mais de 200 ligações ilegais foram desconectadas da rede de distribuição de energia elétrica. As turmas de inspeção também aturam na Quarta-Feira de Cinzas, eliminando mais de 60 situações de risco.

A maioria das irregularidades encontradas foi cometida por comerciantes informais instalados em ruas e avenidas, ligados clandestinamente na rede elétrica. No ato da remoção das ligações ilegais, os técnicos da Celpe promoveram trabalho de conscientização sobre os perigos de realizar conexões que não atendem aos padrões de segurança. Nos casos de reincidência ou que colocavam em risco a integridade física dos profissionais da concessionária, a Polícia Militar foi acionada para dar suporte à ação.

O rigor das operações teve como finalidade garantir a segurança da população e preservar a continuidade do fornecimento de energia. O furto de energia, além de representar risco à vida, provoca prejuízos e é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro.

Veja também

Internado com Covid-19, idoso reencontra cachorrinha de estimação em despedida emocionante
Folha Pet

Internado com Covid-19, idoso reencontra cadela de estimação em despedida emocionante

Defensoria e MPPE recomendam ampliação de canais de agendamento para vacinação de idosos no Recife
RECIFE

Defensoria e MPPE recomendam ampliação de canais de agendamento para vacinação de idosos