Mais de 130 tartarugas-de-pente nasceram na praia de Enseada dos Corais, na RMR

A eclosão dos ovos aconteceu por volta das 6h desta quarta-feira

Mais 130 tartarugas-de-pente nasceram na manhã desta quarta-feira (13) na praia de Enseadas dos CoraisMais 130 tartarugas-de-pente nasceram na manhã desta quarta-feira (13) na praia de Enseadas dos Corais - Foto: Arthur de Souza / Folha de Pernambuco

Mais de 130 tartarugas-de-pente nasceram na manhã desta quarta-feira (13) na praia de Enseadas dos Corais, no Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife.

A eclosão dos ovos aconteceu por volta das 6h e o primeiro contato dos bichinhos com a água foi acompanhado pelo biólogo e supervisor do projeto Onda Limpa Para Gerações Futuras, Felipe Braynner, que estava monitorando os ovos.

Segundo o biólogo, o período de desova da espécie tartaruga-de-pente acontece de setembro a maio, e cada réptil pode desovar de nove a 21 vezes nesse período. "A mortalidade das tartarugas está sendo grande no Litoral de Pernambuco. Supera a natalidade. Fazemos o acompanhamento das espécies evitando que esses animais sejam extintos", afirmou Felipe.

Leia também:
Mais 109 tartarugas-de-pente nasceram em Paulista, na RMR
Noventa e sete tartarugas-de-pente nasceram na praia do Janga, em Paulista
Pesca, plástico, aquecimento global e óleo são ameaças para tartarugas


Ainda de acordo com ele, outros dois ninhos, que devem eclodir em até 25 dias, com uma média de 130 ovos cada, estão sendo monitorados na praia de Enseadas. "Nesse período de pouco movimento nas praias, por causa do novo coronavírus, os animais estão conseguindo viver melhor. Estamos evitando aglomerações, inclusive no nascimento das tartarugas", contou Felipe, explicando que o nascimento desta quarta-feira foi transmitido ao vivo no Instagram do projeto (@projetoondalimpa), evitando, assim, que moradores fossem até o local.

Veja também

Miss Roraima Teen morre aos 21 anos em cirurgia de emergência
Fatalidade

Miss Roraima Teen morre aos 21 anos em cirurgia de emergência

Brasil confirma 559.607 mortes por Covid-19
Boletim nacional

Brasil confirma 559.607 mortes por Covid-19