Coronavírus

Mais de 13,5 mil crianças se vacinaram no Dia C no Recife

Com isso, a capital pernambucana alcançou a marca de 42,02% de cobertura vacinal com a primeira dose

Vacinação infantil contra a Covid-19Vacinação infantil contra a Covid-19 - Foto: Ikamahã/Sesau

Balanço da Prefeitura do Recife (PCR) indica que 13.543 crianças de 5 a 11 anos foram vacinadas contra a Covid-19 na cidade nesse sábado (26), Dia C de mobilização para imunização infantil.

Com isso, a capital pernambucana alcançou a marca de 42,02% de cobertura vacinal com a primeira dose, com 67.053 crianças imunizadas. Segundo estimativa do Ministério da Saúde, baseada no IBGE, a capital pernambucana tem 159.558 crianças nessa faixa etária.

Quatro centros de vacinação exclusivos para o público infantil e mais de 150 salas de vacinação formaram a estratégia especial montada pela prefeitura para receber as crianças. 

“As vacinas são seguras, eficazes e cientificamente comprovadas. Por isso, contamos com o apoio das famílias para aumentarmos a cobertura vacinal na nossa cidade e protegermos ainda mais as nossas crianças contra a covid-19”, reforçou a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.

O chefe de cozinha Marcelo Freitas, 28 anos, levou a filha Lorena, de 5 anos, para se vacinar. Devido ao trabalho, ele ainda não tinha encontrado oportunidade para imunizar a menina.

“Aproveitei a minha folga e corri para a unidade de saúde. Nós temos conversado com ela, explicado sobre a importância dessa vacina e como não é preciso ter medo. Sempre demos todas as vacinas, essa que protege contra a Covid-19 não ia ser diferente”, relatou o pai. O ensinamento, a menina pegou direitinho, e ainda fez o convite: “venham, amiguinhos, não dói nada”, disse Lorena.

Vacinação continua
Para quem não conseguir comparecer às unidades de saúde no sábado (26), a vacinação contra a Covid-19 para crianças continua sendo realizada de domingo a domingo, das 7h30 às 18h30, em quatro centros exclusivos para os meninos e meninas recifenses: na sede do Sest/Senat, no Porto da Madeira; na UFPE, na Cidade Universitária; na Faculdade Universo, na Imbiribeira; e Unicap, na Boa Vista.

Nesses locais, é necessário fazer o agendamento pelo site ou pelo aplicativo do Conecta Recife. Além disso, a gestão municipal tem realizado, desde 11 de fevereiro, o Parquinho da Vacina que, nos fins de semana, leva a vacinação contra a covid-19 para diversas comunidades do Recife sem necessidade de agendamento.

No dia agendado, é necessário apresentar documento oficial da criança, documento oficial com foto que comprove filiação/responsabilidade, além de comprovante de residência em nome de um dos pais ou responsável legal.

Os pais ou responsáveis devem estar presentes no momento da vacinação. Em caso de ausência de pais ou responsáveis, a vacinação deve ser autorizada por um termo de consentimento por escrito. Para esses casos, além do termo de autorização, a pessoa que for acompanhar a criança deve levar documento que comprove a relação de parentesco, bem como os demais documentos supracitados.

Veja também

Bebida adulterada deixa 34 mortos na Índia
ÍNDIA

Bebida adulterada deixa 34 mortos na Índia

Inverno começa nesta quinta-feira com a maior noite do ano
INVERNO

Inverno começa nesta quinta-feira com a maior noite do ano

Newsletter