Refugiados

Mais de 1,37 milhão de refugiados ucranianos pela invasão da Rússia

A Ucrânia faz fronteira com sete países

Refugiados da UcrâniaRefugiados da Ucrânia - Foto: Daniel Mihailescu/AFP

Mais de 1,37 milhão de pessoas fugiram da Ucrânia desde o início da invasão russa em 24 de fevereiro, segundo os últimos dados da ONU publicados neste sexta-feira (5).

A Ucrânia faz fronteira com sete países, Rússia ao norte e ao leste, Belarus ao norte, Polônia e Eslováquia ao oeste e Romênia, Hungria e Moldávia no sudoeste.

Mais de 1,37 milhão 

Segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), os últimos dados disponíveis neste sábado às 9h15 (horário de Brasília) mostravam que 1.368.864 pessoas fugiram da Ucrânia para os países vizinhos desde o início da ofensiva russa.

As autoridades da ONU esperam que o fluxo aumente, já que o exército russo parece concentrar seus ataques nas grandes cidades ucranianas.

Os números incluem o território controlado por Kiev, com mais de 37 milhões de habitantes, mas não a península da Crimeia - anexada pela Rússia em 2014 - nem as duas áreas controladas pelos separatistas pró-russos no leste do país.

Polônia 
Polonia recebeu 756.303 pessoas, segundo a ONU. A maior parte é de mulheres e crianças que chegam de toda Ucrânia.

Segundo os guardas fronteiriços poloneses, o número de refugiados que entrou nesse país desde 24 de fevereiro é de 787.300 pessoas até sexta-feira.

Na Polônia, onde já viviam 1,5 milhão de ucranianos antes da ofensiva russa, as pessoas se organizam nas redes sociais para arrecadar dinheiro e medicamentos e também oferecem moradia, comida, trabalho e transportes gratuitos aos refugiados. 

Hungria 
A Hungría recebeu 157.004 refugiados, segundo o ACNUR.

O país possui cinco postos fronteiriços com a Ucrânia e várias cidades limítrofes, como Zahony, disponibilizaram edifícios públicos para alojar ucranianos.

Moldávia 
Um total de 103.254 refugiados chegaram ao território moldavo até sexta-feira. O ACNUR não atualizou os números do país neste sábado.

Romênia 
O ACNUR contabilizou 63.192 refugiados procedentes da Ucrânia.

Dois campos foram instalados, um em Sighetul e outro em Siret.

Eslováquia 
Um total de 101.529 ucranianos fugiram para a Eslováquia devido à guerra.

-Rússia 
O ACNUR indicou que 53.300 pessoas cruzaram a maior fronteira da Ucrânia com outro país.

Outros países 
A agência da ONU também informou que 133.876 pessoas se refugiaram em outros países europeus, mais distantes das fronteiras de seu país.

Veja também

Ginecologista suspeito de abusar sexualmente de pacientes em PE e SP é preso em Arcoverde
Polícia

Ginecologista suspeito de abusar sexualmente de pacientes em PE e SP é preso em Arcoverde

Homem de 19 anos é preso suspeito de matar ex-namorada asfixiada no bairro de Prazeres, em Jaboatão
Feminicídio

Homem é preso suspeito de matar ex-namorada asfixiada no bairro de Prazeres